17h09 - quinta, 15/03/2018

Investimento com sentido


Carlos Pinto
O Município de Odemira tem em marcha um projecto que visa promover o sucesso escolar no concelho e, em simultâneo, combater o abandono escolar precoce. Tudo decorre no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo e tem financiamento comunitário assegurado através do Alentejo 2020 para, até 2019-2020, alcançar metas bem concretas: reduzir a taxa de abandono escolar precoce de 31,9% para 10% e diminuir a taxa de analfabetismo de 15,66% para 7%, assim como aumentar o número de licenciados no concelho e diminuir as retenções no segundo ciclo do ensino básico e no 10º ano de escolaridade.
Os objectivos são ambiciosos e necessitam de muito trabalho e empenho por parte de todos os envolvidos, desde os agentes educativos aos técnicos da autarquia, passando pelos encarregados de educação e, obviamente, pelos próprios alunos. Mas apesar da exigência da tarefa, esta aposta na Educação que tem vindo a ser feita em Odemira faz todo o sentido.
Num tempo em que as desigualdades entre o litoral e o interior estão no centro do debate político, não nos podemos ficar apenas pelas reivindicações por melhores serviços públicos, por mais cuidados de saúde ou por novas acessibilidades, sejam elas rodoviárias ou ferroviárias. É certo que tudo isso é indispensável para almejar o futuro desejado, mas é na Educação que reside o grande desafio e, em simultâneo, a grande oportunidade.
Com melhor Educação, seja nos resultados obtidos seja em matéria de infra-estruturas, estaremos a dotar estes territórios de melhores homens e mulheres. Com melhor Educação seremos capazes de dotar as nossas vilas e aldeias de gente com ideias inovadoras e capacidade de empreender. Com melhor Educação abriremos novos horizontes e teremos mais massa crítica. E com melhor Educação viver no interior deixará de ser uma fatalidade.

Desporto de parabéns!
Ao longo das últimas semanas têm sido vários os campeões a "passar" pelas páginas do "SW". Nesta edição é a vez de Pedro Poeira (campeão nacional de atletismo em veteranos) e a equipa de futsal feminino do Odemirense (que voltou a fazer a "dobradinha" e vai ao nacional), que são o exemplo de como também há "cepa de campeão" por estas paragens. A todos eles os nossos parabéns!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/03/2019
Alcácer requalifica
piscinas cobertas
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai avançar com a requalificação das piscinas cobertas, num investimento avaliado em pouco mais de 400 mil euros e cujo lançamento de empreitada já foi aprovado pelo executivo.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Grândola aprova plano
contra incêndios de 2019
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Grândola aprovou, no final da passada semana, o Plano Operacional Municipal para o presente ano de 2019, documento indispensável para uma melhor resposta em caso de incêndios.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Pelotão da "Alentejana"
parte de Santiago
Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 22 de Março, a partida da terceira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, que continua a ser liderada pelo espanhol Enrique Sanz, da equipa Euskadi-Murias.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Festival de Teatro Amador
arranca em Odemira
A peça "O perfume de Gardénia", do Grupo de Teatro do Mira, abre nesta quinta-feira, 21 de Março, mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira, promovido pela Câmara Municipal local para os grupos de teatro do concelho apresentarem as suas novas produções.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Odemirense quer
ganhar Taça AVAL
em voleibol feminino
O próximo sábado, 23 de Março, pode ser um dia muito especial para as jovens voleibolistas do Odemirense, que disputam, em Loulé, a final da Taça da Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) em Juniores Femininas, diante das algarvias do Atlético Clube de Albufeira.

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial