15h56 - quinta, 07/06/2018

O elogio da juventude


Carlos Pinto
Chegados a uma certa idade, são muitos os que olham para os mais novos com uma pontinha de altivez, por vezes até com algum desdém. À juventude associam a paixão por ideais utópicos e irrealistas, mas também a incapacidade de concretizar projectos e até a inexistência de competências. Pena que o façam erradamente, esquecendo-se que eles próprios também já foram jovens e inexperientes e que é nas novas gerações que reside a esperança por um melhor futuro.
Esta maneira de ser por parte dos mais velhos é, porventura, ainda mais evidente nos territórios do interior, onde os jovens são cada vez em menor número. Mas o facto de serem poucos e estarem longe dos grandes centros não significa que os mais novos tenham de abdicar dos seus sonhos, resignando-se ao conforto da passividade e da inacção, fazendo justiça à imagem que muitos lhes querem colar.
Vem isto a propósito de duas notícias publicadas nesta edição do "SW": os prémios conquistados por Patrícia Silva, Sophie Lenehan e Inês Ferreira, alunas da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves durante o 26º Concurso Jovens Cientistas [ver página 7], e o título de vice-campeãs nacionais de gira-vólei obtido pela jovem odemirense Madalena Seno Luís [notícia na página 11]. Conquistas nascidas do talento e do empenho de cada uma e que nem a interioridade dos locais de origem conseguiu inibir.
Um e outro caso são o exemplo de que o valor, o saber fazer, a competência e a entrega não são um exclusivo das grandes cidades ou dos bairros finos. É que a geração nascida no início deste século, a entrar agora na maioridade, será com certeza mais preparada que as antecessoras. Mesmo que tenham nascido num concelho do interior como Odemira. E é por isso que se justifica o elogio à juventude. Porque é com estes jovens que iremos construir o futuro que há muito almejamos: com desenvolvimento económico, coesão social e sustentabilidade ambiental.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".
07h00 - terça, 16/04/2024
Sines recorda
José Afonso neste
mês de abril
O Centro de Artes de Sines vai recordar, neste mês de abril, Zeca Afonso com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial