09h54 - quinta, 19/07/2018

Orgulho dos odemirenses


Carlos Pinto
Neste fim-de-semana, 20 a 22 de Julho, todos os caminhos vão dar a São Teotónio. É nesta localidade que decorre mais uma edição da FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, certame que junta milhares de visitantes e que permite uma visualização daquilo que são todas as potencialidades do maior concelho do país em várias vertentes: da agro-indústria à pecuária, passando pelo turismo, pelo artesanato, pela gastronomia e por outros sectores de actividade.
Ano após ano, a FACECO tem conseguido afirmar-se no panorama regional (e até nacional) como a grande "montra" de Odemira. São três dias intensos e frenéticos, numa feira que concilia tradição com modernidade e permite a todos (expositores e visitantes) a abertura de novas "fronteiras". Além do mais, há muito que a FACECO é mais que uma "simples" feira: é também local de partilha de saberes, de experiências e de contactos, o que provoca bastantes efeitos positivos no concelho ao longo de todo o ano.
É por tudo isto que estão de parabéns aqueles que, ainda na década de 80 do século passado, tiveram a ideia de avançar com uma feira desta natureza no concelho de Odemira. Também aqueles que, ano após ano, ajudaram o certame a crescer. E, claro, todos aqueles que continuam a dinamizar a FACECO (com a Câmara Municipal de Odemira à cabeça), fazendo deste um evento único e o orgulho de todos os odemirenses.

Parabéns ao FMM
De parabéns está também a Câmara de Sines, que há 20 anos organiza o Festival Músicas do Mundo (FMM). A edição de 2018 já começou [ver página 22] e conta com um total de 59 concertos de artistas de 38 países das mais variadas latitudes. Uma aposta diferenciadora, que faz da multiculturalidade uma festa e que ajuda a quebrar barreiras, algo cada vez mais necessário nos tempos que actualmente vivemos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 14/09/2019
Equipas de Odemira
nas taças de Honra
A época 2019-2020 no distrito de Beja arranca já neste próximo fim-de-semana, 14 e 15 de Setembro, com a primeira jornada das taças de Honra da 1ª e da 2ª divisão, que contam com a participação de oito equipas do concelho de Odemira.
07h00 - sábado, 14/09/2019
Achigã é "rei" em
Santa Clara-a-Velha
Grelhado, no forno ou guisado, o achigã vai ser "rei" neste fim-de-semana, 14 e 15 de Setembro, em Santa Clara-a-Velha! Esta aldeia do concelho de Odemira recebe nesse sábado e domingo a 11ª edição do Festival do Achigã, que além da gastronomia associada a este peixe de água doce contará, igualmente, com uma exposição de produtos regionais e artesanato, tasquinhas, provas de vinho, insufláveis para os mais pequenos e muita animação musical.
16h36 - sexta, 13/09/2019
Homem identificado
em Odemira por incêndio
A GNR de Odemira identificou na terça-feira, 10 de Setembro, um homem de 66 anos por suspeitas de causar um incêndio florestal no concelho, tendo os factos já sido remetidos para o Tribunal Judicial de Odemira.
07h00 - sexta, 13/09/2019
"Sete Sóis Sete Luas"
na vila de Odemira
As artes e sonoridades do espaço mediterrânico e do mundo lusófono vão estar em destaque neste fim-de-semana, 13 a 15, na vila de Odemira, que volta a receber a passagem do festival "Sete Sóis Sete Luas".
07h00 - sexta, 13/09/2019
Alvalade regressa
à Idade Média
A época em que Dom Manuel I concedeu a Carta de Foral a Alvalade, em 1510, vão ser recriados neste fim-de-semana, 13 a 15, na localidade do concelho de Santiago do Cacém com mais uma edição da feira "Alvalade Medieval".

Data: 06/09/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial