09h54 - quinta, 19/07/2018

Orgulho dos odemirenses


Carlos Pinto
Neste fim-de-semana, 20 a 22 de Julho, todos os caminhos vão dar a São Teotónio. É nesta localidade que decorre mais uma edição da FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, certame que junta milhares de visitantes e que permite uma visualização daquilo que são todas as potencialidades do maior concelho do país em várias vertentes: da agro-indústria à pecuária, passando pelo turismo, pelo artesanato, pela gastronomia e por outros sectores de actividade.
Ano após ano, a FACECO tem conseguido afirmar-se no panorama regional (e até nacional) como a grande "montra" de Odemira. São três dias intensos e frenéticos, numa feira que concilia tradição com modernidade e permite a todos (expositores e visitantes) a abertura de novas "fronteiras". Além do mais, há muito que a FACECO é mais que uma "simples" feira: é também local de partilha de saberes, de experiências e de contactos, o que provoca bastantes efeitos positivos no concelho ao longo de todo o ano.
É por tudo isto que estão de parabéns aqueles que, ainda na década de 80 do século passado, tiveram a ideia de avançar com uma feira desta natureza no concelho de Odemira. Também aqueles que, ano após ano, ajudaram o certame a crescer. E, claro, todos aqueles que continuam a dinamizar a FACECO (com a Câmara Municipal de Odemira à cabeça), fazendo deste um evento único e o orgulho de todos os odemirenses.

Parabéns ao FMM
De parabéns está também a Câmara de Sines, que há 20 anos organiza o Festival Músicas do Mundo (FMM). A edição de 2018 já começou [ver página 22] e conta com um total de 59 concertos de artistas de 38 países das mais variadas latitudes. Uma aposta diferenciadora, que faz da multiculturalidade uma festa e que ajuda a quebrar barreiras, algo cada vez mais necessário nos tempos que actualmente vivemos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 25/06/2019
Speed Talent:
um projecto para
jovens empreendedores
O projecto Speed Talent-Acelerador de Talentos já arrancou por todo o Alentejo e também na região do Ribatejo.
07h00 - terça, 25/06/2019
Governo defende importância
dos portinhos de pesca
O secretário de Estado das Pescas defende a importância dos portinhos de pesca artesanal num momento em que se fala tanto da "economia do mar" e de grandes projectos ligados ao sector.
07h00 - terça, 25/06/2019
Bloquistas do
Alentejo Litoral
reuniram em Santiago
A agricultura intensiva, o transporte ferroviário e os direitos laborais foram algumas das questões em debate no primeiro Encontro do Alentejo Litoral do Bloco de Esquerda (BE), que se realizou no passado sábado, 22, em Santiago do Cacém.
07h00 - segunda, 24/06/2019
"Transporte a Pedido"
no concelho de Odemira
Melhorar as condições de mobilidade no concelho de Odemira, sobretudo nas freguesias do interior, é a grande meta do "Transporte a Pedido", projecto que a Câmara de Odemira conta lançar no segundo semestre deste ano.
07h00 - segunda, 24/06/2019
Acordo ambiental para
a lagoa de Melides
Um total de 14 entidades públicas e privadas subscreveram na passada semana o Acordo Ambiental para a Zona Húmida da Lagoa de Melides (Grândola), desenvolvido no âmbito do projecto europeu "WetNet".

Data: 21/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial