17h49 - quinta, 02/08/2018

Elogio ao empreendedor


Carlos Pinto
Num tempo em que o atavismo por vezes se sobrepõe à vontade de executar, é de louvar aqueles que fazem, que assumem o risco de falhar e que ousam desafiar o que está estabelecido. Daí que apesar de empreender ser um dos verbos mais recentes no nosso léxico diário, nem todos ainda o saibam (ou queiram) conjugar. Porque isto de inovar, de investir, de correr riscos e de ter de recomeçar não é para todos.
Vem isto a propósito de mais uma edição do prémio "Espírito Empreendedor", entregue pela Câmara Municipal de Odemira durante a FACECO 2018 e que ficou marcada pela juventude dos candidatos [ver notícia na página 4]. Novos investidores que assumiram o risco de empreender num território do interior, contrariando os fatalismos do costume. Por isso mesmo, merecem todos os elogios possíveis e inimagináveis.
Mas neste campo há que olhar também para o outro lado e elogiar igualmente quem promove o empreendedorismo. E nesse aspecto o Município de Odemira dá cartas (na região e no país), pois não se limita a ficar confortavelmente à espera que os empresários avancem por sua iniciativa e risco. Pelo contrário, a autarquia odemirense é, também ela, empreendedora, estando ao lado de quem quer investir em projectos que abram novos horizontes ao território. E isso é de louvar!

2. A afirmação é do secretário de Estado da Energia a propósito do projecto da ENI e GALP para prospecção de hidrocarbonetos ao largo do Alentejo Litoral: "O país deve querer conhecer os seus recursos e depois, no momento certo, tomar a decisão se os deve explorar ou não", afirma Jorge Seguro Sanches. Pois parece-nos que esta não é a melhor das argumentações, além de contrariar o espírito do que deve ser uma estratégia de desenvolvimento sustentável e sustentada nas energias renováveis. Por isso mesmo, faz bem a Câmara de Odemira em avançar, junto com as autarquias do Algarve, com uma acção no Tribunal Europeu.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
CIMAL cria Centro
de Apoio ao Consumidor
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) assinou na passada semana, com o Governo e a Direcção Geral do Consumidor (DGC), o protocolo que permite a criação em Grândola do Centro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor (CIAC).
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Câmara de Santiago
tem novo camião
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém adquiriu um novo camião de carga de 26 toneladas, com caixa basculante, num investimento avaliado em cerca de 143 mil euros.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Parceria junta Benfica a
Vasco da Gama de Sines
O Vasco da Gama de Sines assinou nesta quinta-feira, 16 de Maio, no Caixa Futebol Campus, um protocolo de parceria com o Sport Lisboa e Benfica na área do futebol de formação.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial