17h26 - quinta, 06/09/2018

A Europa da "igualdade"


Carlos Pinto
Em pleno século XXI são ainda muitos os atropelos em matéria laboral praticados na Europa (Portugal inclusive), na sua maioria cometidos sobre cidadãos de outras nacionalidades. Casos de trabalhadores obrigados a esconder-se numa sala frigorífica durante uma inspecção ou de um patrão que cobrava aos funcionários dinheiro para pagar as suas próprias multas foram, a título de exemplo, alguns dos casos encontrados em Portugal e denunciados num relatório da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA) divulgado nesta semana.
Mas se extravasarmos a fronteira do trabalho, também a solidariedade parece ser cada vez menos praticada pelos europeus. Basta ver como ainda hoje são tratados em algumas latitudes muitos dos refugiados que chegam ao "Velho Continente" provenientes de territórios oprimidos e/ ou em guerra. Continua a haver quem lhes feche a porta, colocando-os em "campos de refugiados" que não são mais que guetos de onde os problemas teimam em sair e as soluções raramente entram. São medidas, muitas vezes, escudadas pelo populismo de alguns líderes, que aludem a riscos e outros perigos para as respectivas soberanias nacionais, renegando princípios básicos do humanismo. E ainda assim, muitas vezes vão em seguida apregoar que esta é a Europa da "igualdade"…
Felizmente há excepções e Portugal surge na linha da frente. Os refugiados que chegam ao nosso país são devidamente alojados, ainda que seja longo o caminho a percorrer em matéria de integração social destas populações nas comunidades que os acolhem. E em matéria laboral, a fiscalização apertada que tem vindo a ser dinamizada pelas entidades competentes tem posto cobro a muitas situações de irregularidade.
A juntar a tudo isto, há ainda que enaltecer o trabalho que muitas entidades têm realizado de Norte a Sul para enfrentar estes problemas de frente, optando por trabalhar em conjunto em prol de soluções e evitando "sacudir a água do capote". É o que sucede em Odemira, onde o trabalho do CLAIM – Centro Local de Atendimento e Integração de Migrantes, consórcio que junta instituições públicas (com a Câmara Municipal à cabeça) e privadas do concelho, que tem alcançado resultados bastante encorajadores (e exemplares) nesta matéria.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial