17h32 - quinta, 18/10/2018

Uma prioridade para o território


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira acaba de lançar a segunda fase do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, agora denominado "Odemira Integra +" e que vai vigorar até ao Verão de 2020. Um programa que, como lhe contamos na página 8 desta edição do "SW", alicerça a política local de acolhimento e integração no concelho e que resulta de uma parceria da autarquia com diversas entidades públicas e privadas e até com empresas, que são as principais responsáveis pela chegada destas pessoas ao território.
O novo plano surge estruturado em 13 áreas de intervenção e é, claramente, uma resposta que urge dar num concelho onde praticamente um quinto da sua população corresponde a habitantes de 68 nacionalidades, na maioria oriundos da Ásia, com todas as especificidades culturais, religiosas e outras que tal quadro acarreta.
Numa altura em que os movimentos migratórios são uma inevitabilidade em todos os quadrantes do globo (com a Europa à cabeça), é bom que percebamos que este é um problema que diz respeito a todos, seja no plano individual seja enquanto membro de uma comunidade que se quer cada vez mais justa e coesa. Por isso, faz muito o Município de Odemira em adoptar esta postura pró-activa e encarar de frente a questão, vendo na migração e nestes novos habitantes uma oportunidade para o seu território.

2. Os Bombeiros Voluntários de Odemira estão de parabéns, mas segundo o seu presidente celebram 83 anos de ajuda ao próximo ainda com muitas dificuldades financeiras [ver página 16]. Sobretudo porque o Estado não aumenta as dotações para este tipo de instituições, nem as entidades ligadas à esfera pública cumprem com os seus pagamentos a tempo e horas. Este não será, seguramente, caso isolado no país. Daí lançarmos estas questões: não serão os bombeiros tão importantes para a segurança pública como a PSP ou a GNR? Por que não pensar em profissionalizar este sector, garantindo um serviço de qualidade e não sobrecarregando (ainda mais) os voluntários?



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
CIMAL cria Centro
de Apoio ao Consumidor
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) assinou na passada semana, com o Governo e a Direcção Geral do Consumidor (DGC), o protocolo que permite a criação em Grândola do Centro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor (CIAC).
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Câmara de Santiago
tem novo camião
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém adquiriu um novo camião de carga de 26 toneladas, com caixa basculante, num investimento avaliado em cerca de 143 mil euros.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Parceria junta Benfica a
Vasco da Gama de Sines
O Vasco da Gama de Sines assinou nesta quinta-feira, 16 de Maio, no Caixa Futebol Campus, um protocolo de parceria com o Sport Lisboa e Benfica na área do futebol de formação.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial