16h11 - quinta, 15/11/2018

Campistas transgressores


Carlos Pinto
Quem costuma circular pela costa do Alentejo Litoral há muito que se habituou ao cenário: seja junto às arribas ou nos locais mais inusitados, a escassos metros das praias ou a coberto da vegetação de um parque natural, são às dezenas os campistas que estacionam as suas auto-caravanas onde melhor lhes convém, fechando olhos às restrições e beneficiando de vista privilegiada para o pôr-do-sol sobre a mais bela faixa litoral do país.
Há muito que este problema está identificado pelos principais agentes locais, com as forças de segurança com competência na matéria a actuar dentro das suas possibilidades legais. Mas, infelizmente, nem sempre a legislação vai de encontro ao bem comum, favorecendo por negligência quem prevarica. É o que muitas vezes sucede nestes casos, onde apesar dos esforços das autoridades poucas vezes os campistas transgressores são efectivamente punidos.
A situação tem vindo a ganhar contornos mais alarmantes nos últimos anos, tendo mesmo a Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Milfontes vindo a terreiro com uma moção, aprovada por unanimidade, onde delibera contra o auto-caravanismo e campismo selvagem na Costa Vicentina e exige, em simultâneo, que Governo altere a Lei 50/2006, "no sentido desta prever que as coimas sejam efectivas" e "pagas na hora" [ver texto na página ao lado].
A posição assumida pelos eleitos de Vila Nova de Milfontes é de aplaudir e deve ser seguida por todas as autarquias que, diariamente, sofrem com esta situação. É que apesar de o turismo ser uma das principais fontes de receita da região, há que saber respeitar as regras. E ao Estado exige-se a fiscalização deste cumprimento. Sobretudo porque este mesmo Estado, em muitas outras questões, actua com um rigor quase inquisitório que depois não aplica neste problema.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival da Justiça e Liberdade
para celebrar Abril em Odemira
Música, cultura local, exposições e debates, teatro, cinema, poesia, desporto e animação de rua são alguns dos destaques do programa Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade, que a Câmara de Odemira vai promover, entre os dias 13 e 28 de abril, para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Exposição em Grândola
mostra oposição
estudantil à ditadura
"Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)" é o título da exposição que está patente em Grândola (Setúbal), até 27 de abril, divulgou a câmara.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 25/03/2024
Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Dr.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial