15h38 - quinta, 13/12/2018

Apoiar também é um investimento


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira acaba de apresentar os dados relativos aos primeiros três anos e meio de funcionamento do "Odemira Empreende", o seu Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego. E os números revelados são bem expressivos (e em certa medida impressionantes): 774.393,18 euros concedidos em apoios financeiros a 93 novos projectos empresariais, a que se junta a criação de 112 novos postos de trabalho. Dados conclusivos que permitem mesmo ao vice-presidente da autarquia, Ricardo Cardoso, afirmar que este programa tem sabido "impulsionar o tecido empresarial existente" e também "trazer novas iniciativas para o concelho de Odemira" [ver entrevista nas páginas 4 e 5 desta edição do "SW"].
Ora os resultados alcançados pela Câmara de Odemira através deste programa municipal atestam bem a necessidade deste tipo de iniciativas, sobretudo no interior, onde muitas vezes a diferença entre uma boa ideia e um bom negócio está na capacidade de ir além das intenções e ter as ferramentas (e apoios) necessárias avançar com um projecto bem planeado e com "cabeça, tronco e membros".
É, portanto, de elogiar a iniciativa do Município de Odemira, que ao invés de ficar à espera da chegada de novas iniciativas empresariais ao seu território teve a capacidade de tomar a liderança do processo e incentivar a criação de novas micro e pequenas empresas, que ajudam a robustecer a economia local. Neste caso, apoiar tem sido investir. Em nome de um território mais coeso, com mais riqueza e com mais oportunidades.

Um ano positivo
O ano de 2018 está a chegar ao fim e, na hora de fazer o balanço, pode dizer-se que estes 12 meses foram positivos para o Alentejo Litoral. Um ano que fica, sobretudo, marcado por uma excelente notícia: a de que não haverá prospecção de petróleo ao largo da mais bela costa do mundo. Boas festas e um óptimo 2019 para todos!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 19/08/2019
Feira de Agosto valoriza
produtos endógenos
Os produtos endógenos do concelho de Grândola, como o arroz, o azeite ou as uvas, vão estar em destaque na edição de 2019 da Feira de Agosto, que arranca na "vila morena" já nesta quinta-feira, 22.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Exposição de fotografia
na Biblioteca de Odemira
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, tem patente até ao dia 30 de Agosto a exposição de fotografia "One more day in Neverland", de Paulo Velosa.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Voto de pesar em Sines
por antiga professora
A Câmara de Sines aprovou na passada sexta-feira, 16, um voto de pesar pelo falecimento de Maria dos Ramos Ferreira Soares, que foi durante anos professora primária no concelho.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Festas tradicionais
na aldeia de São Luís
A aldeia de São Luís, no concelho de Odemira, está em festa nestes dias, com mais uma edição dos tradicionais festejos em honra do padroeiro da localidade.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Debate sobre fileira
do medronho em Sabóia
"Instalação e desenvolvimento de um pomar de medronheiro" é o tema do workshop que a Arbutus-Associação para a Promoção do Medronho promove neste sábado, 17 de Agosto, no âmbito de mais uma edição da FACES, em Sabóia.

Data: 02/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial