15h23 - quinta, 14/02/2019

Um trabalho fundamental


Carlos Pinto
n Um homem de 28 anos foi detido nesta semana por agressões à ex-companheira em plena via pública em Vila Nova de Milfontes. A notícia surge na página 4 desta edição do "SW" e é mais uma a somar a outras tantas idênticas que nas últimas semanas têm vindo a público. Aliás, no primeiro mês do ano foi contabilizada a morte de nove mulheres e jovens às mãos de homens enlouquecidos de Norte a Sul do país, casos que nos envergonham enquanto comunidade e que, sobretudo, nos devem obrigar a uma séria reflexão sobre a sociedade que estamos a construir. Porque ninguém pode ficar indiferente a tamanha barbaridade num tempo apelidado de "moderno", cheio de tecnologia de ponta e de conceitos ingleses. Mas na acção, por vezes, parecemos recuar ao século XIX.
Por tudo isto (e muito mais) é de elogiar o trabalho desenvolvido ao longo de 2018 pela TAIPA junto das crianças das creches e jardins-de-infância do concelho de Odemira. A "Biblioteca Itinerante IG0+" é um projecto simples, mas pejado de simbolismo e de uma importância fulcral para ajudar os mais novos a interiorizarem princípios essenciais como a Igualdade de Género ou a Cidadania.
Para muitos até pode parecer coisa pouca levar uns livros para a escola e colocar os petizes a falar sobre o que é ser homem e mulher. Pode até aparentar ser insignificante e desnecessário fazer os mais novos pensar desde já na questão da Igualdade de Género ou de Oportunidades como um conceito de vida. Mas não o é, bem pelo contrário! E porquê? Porque é em tenra idade que nos são incutidos os valores (bons ou maus) que nos guiarão vida fora.
Com este projecto a TAIPA fez o seu papel e os educadores/as também. Resta que na casa de cada um de nós tenhamos a capacidade de seguir este exemplo, com consciência cívica e responsabilidade. Para que a barbárie não continue.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 22/03/2019
Alcácer requalifica
piscinas cobertas
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai avançar com a requalificação das piscinas cobertas, num investimento avaliado em pouco mais de 400 mil euros e cujo lançamento de empreitada já foi aprovado pelo executivo.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Grândola aprova plano
contra incêndios de 2019
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Grândola aprovou, no final da passada semana, o Plano Operacional Municipal para o presente ano de 2019, documento indispensável para uma melhor resposta em caso de incêndios.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Pelotão da "Alentejana"
parte de Santiago
Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 22 de Março, a partida da terceira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, que continua a ser liderada pelo espanhol Enrique Sanz, da equipa Euskadi-Murias.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Festival de Teatro Amador
arranca em Odemira
A peça "O perfume de Gardénia", do Grupo de Teatro do Mira, abre nesta quinta-feira, 21 de Março, mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira, promovido pela Câmara Municipal local para os grupos de teatro do concelho apresentarem as suas novas produções.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Odemirense quer
ganhar Taça AVAL
em voleibol feminino
O próximo sábado, 23 de Março, pode ser um dia muito especial para as jovens voleibolistas do Odemirense, que disputam, em Loulé, a final da Taça da Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) em Juniores Femininas, diante das algarvias do Atlético Clube de Albufeira.

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial