15h23 - quinta, 14/02/2019

Um trabalho fundamental


Carlos Pinto
n Um homem de 28 anos foi detido nesta semana por agressões à ex-companheira em plena via pública em Vila Nova de Milfontes. A notícia surge na página 4 desta edição do "SW" e é mais uma a somar a outras tantas idênticas que nas últimas semanas têm vindo a público. Aliás, no primeiro mês do ano foi contabilizada a morte de nove mulheres e jovens às mãos de homens enlouquecidos de Norte a Sul do país, casos que nos envergonham enquanto comunidade e que, sobretudo, nos devem obrigar a uma séria reflexão sobre a sociedade que estamos a construir. Porque ninguém pode ficar indiferente a tamanha barbaridade num tempo apelidado de "moderno", cheio de tecnologia de ponta e de conceitos ingleses. Mas na acção, por vezes, parecemos recuar ao século XIX.
Por tudo isto (e muito mais) é de elogiar o trabalho desenvolvido ao longo de 2018 pela TAIPA junto das crianças das creches e jardins-de-infância do concelho de Odemira. A "Biblioteca Itinerante IG0+" é um projecto simples, mas pejado de simbolismo e de uma importância fulcral para ajudar os mais novos a interiorizarem princípios essenciais como a Igualdade de Género ou a Cidadania.
Para muitos até pode parecer coisa pouca levar uns livros para a escola e colocar os petizes a falar sobre o que é ser homem e mulher. Pode até aparentar ser insignificante e desnecessário fazer os mais novos pensar desde já na questão da Igualdade de Género ou de Oportunidades como um conceito de vida. Mas não o é, bem pelo contrário! E porquê? Porque é em tenra idade que nos são incutidos os valores (bons ou maus) que nos guiarão vida fora.
Com este projecto a TAIPA fez o seu papel e os educadores/as também. Resta que na casa de cada um de nós tenhamos a capacidade de seguir este exemplo, com consciência cívica e responsabilidade. Para que a barbárie não continue.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 23/10/2019
Mercado de Santiago
reabre depois de obras
O Mercado Municipal de Santiago do Cacém reabre nesta quarta-feira, 23, depois de u investimento de quase 300 mil euros em obras de reabilitação levadas a cabo pela autarquia local, no sentido de modernizar o edifício.
07h00 - quarta, 23/10/2019
Detido com droga
na zona de Sines
A GNR deteve no domingo, 20 de Outubro, durante uma operação de prevenção da criminalidade, um homem de 40 anos suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes na zona de Sines.
07h00 - quarta, 23/10/2019
Transportes escolares em
Sines totalmente gratuitos
A Câmara de Sines aprovou na passada semana, por unanimidade, que vai assumir integralmente todos os encargos financeiros com passes escolares dos alunos do ensino secundário do concelho.
07h00 - terça, 22/10/2019
Odemira investe 2,5 milhões
na Educação em 2019-2020
Contribuir para a promoção do sucesso escolar e para construir um território educativo "de qualidade" são os objectivos da Câmara de Odemira, que prevê investir mais de 2,5 milhões de euros na área da Educação no ano lectivo de 2019-2020.
07h00 - terça, 22/10/2019
Plano de Mobilidade
avança no Torrão
O auto de consignação das obras do Plano de Mobilidade do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, foi assinado nesta segunda-feira, 21, num investimento avaliado em pouco mais de 454 mil euros por parte da Câmara Municipal.

Data: 18/10/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial