15h23 - quinta, 14/02/2019

Um trabalho fundamental


Carlos Pinto
n Um homem de 28 anos foi detido nesta semana por agressões à ex-companheira em plena via pública em Vila Nova de Milfontes. A notícia surge na página 4 desta edição do "SW" e é mais uma a somar a outras tantas idênticas que nas últimas semanas têm vindo a público. Aliás, no primeiro mês do ano foi contabilizada a morte de nove mulheres e jovens às mãos de homens enlouquecidos de Norte a Sul do país, casos que nos envergonham enquanto comunidade e que, sobretudo, nos devem obrigar a uma séria reflexão sobre a sociedade que estamos a construir. Porque ninguém pode ficar indiferente a tamanha barbaridade num tempo apelidado de "moderno", cheio de tecnologia de ponta e de conceitos ingleses. Mas na acção, por vezes, parecemos recuar ao século XIX.
Por tudo isto (e muito mais) é de elogiar o trabalho desenvolvido ao longo de 2018 pela TAIPA junto das crianças das creches e jardins-de-infância do concelho de Odemira. A "Biblioteca Itinerante IG0+" é um projecto simples, mas pejado de simbolismo e de uma importância fulcral para ajudar os mais novos a interiorizarem princípios essenciais como a Igualdade de Género ou a Cidadania.
Para muitos até pode parecer coisa pouca levar uns livros para a escola e colocar os petizes a falar sobre o que é ser homem e mulher. Pode até aparentar ser insignificante e desnecessário fazer os mais novos pensar desde já na questão da Igualdade de Género ou de Oportunidades como um conceito de vida. Mas não o é, bem pelo contrário! E porquê? Porque é em tenra idade que nos são incutidos os valores (bons ou maus) que nos guiarão vida fora.
Com este projecto a TAIPA fez o seu papel e os educadores/as também. Resta que na casa de cada um de nós tenhamos a capacidade de seguir este exemplo, com consciência cívica e responsabilidade. Para que a barbárie não continue.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 16/07/2019
Prémio de arquitectura
para casa em Alcácer
A "Casa 3000", concebida pelo arquitecto Luís Rebelo de Andrade e situada na Herdade da Considerada (Alcácer do Sal), foi distinguida nos prémios de arquitectura "Architizer A+", na categoria "Conceitos-Plus-Arquitectura + Cor".
07h00 - terça, 16/07/2019
BE acusa CIMAL de não
implementar PART na região
O Bloco de Esquerda (BE) do Alentejo Litoral acusa a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) de ter defraudado as expectativas dos cidadãos, dado ainda não ter colocado em prática o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos da região.
07h00 - terça, 16/07/2019
Obras no estacionamento
da praia de Melides
A Câmara de Grândola já concluiu as obras de requalificação do parque de estacionamento da praia de Melides, investimento avaliado em cerca de 85 mil euros e que decorreu no âmbito da estratégia de melhoramentos dos apoios a esta zona balnear.
07h00 - segunda, 15/07/2019
Alcácer do Sal
tem novo Conselho
de Segurança
O novo Conselho Municipal de Segurança (CMS) de Alcácer do Sal tomou posse no final da passada semana, tendo por objectivos "promover a articulação, a troca de informações e a cooperação" entre entidades locais ligadas à área.
07h00 - segunda, 15/07/2019
Balcão Único de Odemira
assinala nove anos de existência
O Balcão Único (BU) da Câmara de Odemira assinalou, na passada sexta-feira, 12 de Julho, nove anos de existência, sendo que actualmente conta com uma média de 10 mil atendimentos a munícipes por ano.

Data: 05/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial