10h37 - quinta, 31/10/2019

Investimento no futuro!


Carlos Pinto
A Câmara Municipal de Odemira anunciou nos últimos dias que vai investir, ao longo do ano lectivo de 2019-2020, cerca de 2,5 milhões de euros no sector da Educação, seja em matéria de transportes escolares, seja em projectos de promoção do sucesso escolar e de combate ao absentismo, seja na área da acção social, entre outras. E a isto a autarquia junta mais 3,2 milhões de euros, investidos na construção de um novo centro escolar em São Teotónio e na requalificação do Centro Escolar de São Luís [ver notícia ao lado].
Contas feitas, são quase seis milhões de euros que o Município despende numa área onde, cada vez mais, as autarquias estão a tomar a dianteira e a assumir responsabilidades até ora do Estado Central. Acontece isto em Odemira, como nos restantes concelhos do Alentejo Litoral, onde, em menor ou maior escala, as câmaras municipais estão a assumir a Educação como uma prioridade essencial.
A nosso ver, este é o posicionamento correcto e um verdadeiro investimento no futuro. É dotando as escolas de melhores condições físicas e proporcionando às famílias cada vez mais apoios – sociais e não só – que se consegue concretizar aquela que deve ser a ambição primordial dos territórios do interior: segurar a população mais jovem e, se possível, aumentá-la. Até porque os recentes dados do Eurostat (que estimam que Portugal seja o país mais envelhecido da União Europeia dentro de pouco mais de 30 anos) devem ser encarados com seriedade e pragmatismo, agindo-se agora para evitar males maiores no curto e médio-prazo.
Mas este não pode ser um trabalho exclusivo dos municípios. O Estado Central tem nesta matéria (como em muitas outras) uma palavra – e uma acção – decisiva(s). E no caso concreto da Educação, esta não pode continuar a ser avaliada à luz de critérios meramente estatísticos, mas sim com um real conhecimento do que se passa em cada um dos territórios e com a aplicação de uma verdadeira estratégia para o sector.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

17h44 - domingo, 08/12/2019
Odemirense regressa às
vitórias no campeonato
Depois de três derrotas consecutivas, o Odemirense regressou às vitórias neste domingo, 8 de Dezembro, em partida da 9ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja.
09h00 - sábado, 07/12/2019
Mercado Municipal recebe
"Odemira Creative Market"
O Mercado Municipal de Odemira recebe neste sábado, 7, o melhor que se faz no concelho, através do "Odemira Creative Market", que contará com artesanato, gastronomia, produtos locais, arte, joalharia, cerâmica, decoração, produtos de autor e muito mais.
09h00 - sábado, 07/12/2019
CM Santiago recorda
antiga Rua das Lojas
A Câmara de Santiago do Cacém inaugura neste sábado, 7, pelas 15h00, no Largo 25 de Abril, a exposição "De São Sebastião às Portelas: Memórias da Rua das Lojas", que pretende recuperar as memórias desta antia via comercial da localidade.
09h00 - sábado, 07/12/2019
Novo monumento
inaugurado no Lousal
A Câmara de Grândola inaugura neste sábado, 7, pelas 16h00, um novo monumento de arte pública na aldeia mineira do Lousal, criado ao longo do último ano através de um projecto comunitário.
07h00 - sexta, 06/12/2019
"Natal no Largo"
no centro de Sines
O centro histórico da cidade de Sines recebe neste fim-de-semana, 6 a 8 de Dezembro, mais uma edição do "Natal no Largo", com um mercado tradicional, actividades culturais e animação para toda a família associada à época natalícia.

Data: 29/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial