10h57 - quinta, 30/01/2020

Farewell United Kingdom...


Carlos Pinto
A sexta-feira em que esta edição do "SW" sai à estampa ficará para sempre na história do "Velho Continente" como o último dia em que o Reino Unido fará parte da União Europeia. A 31 de Janeiro vai concretizar-se o polémico (e prolongado) processo de saída dos britânicos da "Europa dos 28", por todos conhecido como o "Brexit", assinalando-se também o fim de algo que parecia impossível de acontecer: a desagregação da União Europeia.
Por toda a Europa (inclusive em Portugal e no concelho de Odemira, como lhe damos a conhecer nas páginas seguintes desta edição) o "Brexit" é visto como "um erro colossal", "uma insensatez", "uma loucura". Mas ele vai mesmo acontecer, com todas as previsíveis consequências que tal acarretará no plano da economia e, igualmente, da circulação de bens e pessoas.
Contudo, é do ponto de vista simbólico que o "Brexit" tem mais impacto: porque ele representa, acima de tudo, o fim de uma era e o fim de décadas e décadas de trabalho em conjunto e de união de esforços entre nações tão distintas social e historicamente, mas sempre visando um ideal europeu de bem-estar comum e, sobretudo, de paz.
Por tudo isto, é bom que nesta hora de "divórcio" entre o Reino Unido e a União Europeia se avaliem bem as razões que levaram a este desfecho. Tanto no plano político, como social e económico. O "Brexit" não acontece (apenas) por artes mágicas ou sequer por capricho de uma elite. Há causas bem mais profundas, brechas difíceis de minimizar, problemas que exigem acção e sensatez num tempo ávido de respostas ao populismo e à demagogia crescentes.
Em suma, este "Farewell United Kingdom" ["Adeus Reino Unido"] é uma hora triste para a Europa… Mas como europeístas convictos que somos, esperamos que o mesmo sirva de chamada de atenção a quem pouco ou nada se preocupa com a união da União, obcecados que andam com a retórica dos discursos e o emaranhado de regras burocráticas. A União Europeia só faz sentido se servir as pessoas. É isso que exigimos e é assim que tem de ser!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio
A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Festival de Estátuas
vivas no centro da
vila de Odemira
Mais de uma dezena de artistas portugueses vão marcar presença na primeira edição do Festival de Estátuas Vivas de Odemira, que vai promover esta "arte" no centro da vila durante este fim de semana, dias 20 e 21 de abril, das 14h30 às 18h00.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial