14h52 - quinta, 04/06/2020

"Pezinhos" na areia!


Carlos Pinto
O último fim-de-semana foi de calor no Litoral Alentejano e o "SW" também meteu os "pezinhos na areia", falando com vários dos banhistas que não quiseram perder a oportunidade de experimentar as praias da região nestes dias de canícula [ver reportagem ao lado]. Tal como era esperado, foram muitos os que foram a banhos. Mas ao contrário do que bastantes temiam, quase todos cumpriram com rigor e preocupação aquelas que são as normas de distanciamento social sugeridas pela Direcção Geral da Saúde para este tipo de situações.
Estes primeiros dias de praia poderão ser, inclusive, uma antecipação do que todos iremos passar no Verão que se aproxima. Não é expectável que haja falta de gente nas praias de Portugal, mas todos deveremos notar uma mudança nos comportamentos dos banhistas (até porque, honra seja feita, os portugueses têm sido exemplares na resposta que tem sido dada a esta pandemia, seja no plano do Estado, seja ao nível do comportamento de cada um).
Ora esta nova "normalidade" não deixa de constituir um sinal positivo e de esperança para o turismo no Alentejo, nomeadamente para a costa alentejana. Sem grandes possibilidades de viajarem para o estrangeiro, muitos portugueses optarão por fazer férias "cá dentro". E, nesse momento, certamente que preferirão uma zona tranquila, sem grandes enchentes, com "espaço", boa gastronomia, arte em receber e um "histórico" quase incólume em matéria de infectados com Covid-19.
Todos estes argumentos jogam a favor do Alentejo Litoral: por ser uma região que se diferencia pela qualidade ambiental, por manter intacta a pureza das paisagens e pelo sossego que se sente mesmo em dias de enchente. Afinal de contas, é possível que o Verão de 2020 não seja tão negativo como muitos perspectivavam em meados de Abril.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 30/09/2020
Governo apresenta
Plano Estratégico
do Porto de Sines
O ministro das Infra-estruturas e da Habitação vai estar nesta quarta-feira, 30, em Sines, na sessão pública de apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines, que vai decorrer a partir das 10h00 no auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
07h00 - quarta, 30/09/2020
Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
07h00 - quarta, 30/09/2020
João Morgado é o
vencedor do prémio
"Manuel da Fonseca"
João Morgado, da Covilhã, venceu a 13ª edição do Prémio Nacional de Conto "Manuel da Fonseca",promovido pela Câmara de Santiago do Cacém, com a obra Contos de Macau.
07h00 - terça, 29/09/2020
ABC de Santo André
na 1ª divisão nacional
de basquetebol
A equipa do Atlético Basquete Clube (ABC) de Santo André? venceu no domingo, 27, os Salesianos do Estoril por 75-60, garantindo a subida ao campeonato nacional da 1ª divisão da modalidade.
07h00 - terça, 29/09/2020
Alcácer do Sal
mantém IMI mais baixo
do distrito de Setúbal
A Câmara de Alcácer do Sal vai manter em 2021 a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,3% para os prédios urbanos, naquele que é o valor mais baixo praticado pelas autarquias em todo o distrito de Setúbal.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial