13h02 - quinta, 12/11/2020

Números que fazem diferença


Carlos Pinto
Se há imagens que valem por mil palavras, também há números que que ilustram melhor determinada realidade do que qualquer gráfico ou tabela. Por exemplo, um milhão (neste caso de euros). É, sem dúvida, um número bem redondo e que, quando alcançado, tanto pode significar excelentes notícias como péssimas novidades.
Neste caso concreto, e tal como o "SW" lhe conta neste edição [ver página 4], o número de um milhão de euros é sinónimo de orgulho e muita satisfação: porque este é o valor dos apoios financeiros já concedidos pela Câmara de Odemira a novas projectos empresariais e a empreendedores locais, no âmbito do programa municipal de empreendedorismo e emprego "Odemira Empreende".
Já com alguns anos de execução no terreno, este programa é seguramente (e comprovadamente) essencial ao surgimento de novas empresas e mais postos de trabalho no município.
E se dúvidas houvesse, o número de um milhão de euros em apoios atribuídos dissipa-as por completo, confirmando que a opção tomada aquando da criação deste mecanismo de apoio foi, indiscutivelmente, certeira.

2. Mas há outro número em destaque nesta edição do seu jornal: 1.825. É este o número total de idosos que vivem sozinhos, isolados ou sozinhos e isolados nos cinco concelhos do Alentejo Litoral e que foram recentemente sinalizados pela GNR, no âmbito da operação "Censos Sénior 2020".
Grande parte destas 1.825 pessoas vive em montes afastados dos principais centros urbanos locais, sem qualquer meio de transporte, com poucos recursos financeiros, diversos problemas de saúde e muito susceptível a eventuais situações de criminalidade.
Por tudo isto, este é um número deve fazer-nos reflectir, ainda mais perante o actual quadro pandémico. E levar-nos a exigir outro tipo de resposta por parte das estruturas do Estado perante um problema que tenderá a agudizar-se nos próximos tempos…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio
A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Festival de Estátuas
vivas no centro da
vila de Odemira
Mais de uma dezena de artistas portugueses vão marcar presença na primeira edição do Festival de Estátuas Vivas de Odemira, que vai promover esta "arte" no centro da vila durante este fim de semana, dias 20 e 21 de abril, das 14h30 às 18h00.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial