12h35 - quinta, 10/12/2020

Empenho recompensado


Carlos Pinto
A igualdade de acesso à educação é um direito consagrado em Portugal (e no mundo), ainda que nem sempre cumprido. Que o digam os jovens oriundos de classes mais desfavorecidas, sobretudo nos grandes centros urbanos, na maior das vezes despojados dos meios essenciais para a sua evolução educativa e lectiva, por mais esforço que concentrem nas aulas e nos seus estudos. Ou que o digam também os alunos do interior, onde nem sempre contam com professores para todas as disciplinas e que, em muitos casos, necessitam mudar de escola (e de localidade) para prosseguir determinada área de formação, sobretudo a partir do 10º ano.
Estes são apenas dois exemplos de como a igualdade no acesso à educação em Portugal (ainda) está longe de ser cumprida. É o que é e são muitas as razões que o justificam. E dificilmente este quadro será substancialmente diferente no futuro próximo, não obstante o investimento público que se faça no sector.
Por isso, mais que socorrerem-se de discursos fatalistas ou aceitarem de braços caídos esta realidade, são muitos os alunos que, no dia-a-dia, tentam contrariar esta aparente inevitabilidade. É o caso dos jovens da Escola Secundária de Odemira, que ano após ano vão dando cartas na área das Ciências Naturais, apresentando projectos inovadores e com muito potencial de desenvolvimento, alguns dos quais merecedores de prémios nacionais (como sucedeu recentemente na XIV Mostra Nacional de Ciência) – ver página 8.
Na base deste trabalho está a professora Paula Canha, que merece todos os créditos e elogios por conseguir motivar os seus alunos nestas áreas. Uma dedicação que tem encontrado eco nos seus jovens estudantes, permitindo a estes a abertura de novos horizontes, independentemente de todas as condicionantes e dificuldades de quem estuda na Secundária de Odemira e não num qualquer liceu "xpto" de Lisboa ou do Porto.
É certo que todo o meio envolvente (social, económico, etc) condiciona o futuro de cada um de nós. Mas o empenho, a dedicação e a perseverança conseguem esbater tudo isso. A prova está nos alunos odemirenses.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial