16h03 - quinta, 28/10/2021

Uma estratégia que é urgente


Carlos Pinto
n A Estratégia Local de Habitação (ELH) é um instrumento que define a estratégia de intervenção em matéria de política de habitação, sendo de apresentação obrigatória por parte dos municípios no caso dos apoio a conceder ao abrigo do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que visa a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.
Nesse sentido, qualquer ELH deve ter por base "um diagnóstico das carências existentes relativamente ao acesso à habitação" e, ainda, "articular os objetivos e as ações a desenvolver em matéria de política de habitação com as outras políticas setoriais, nomeadamente, as políticas urbanas, sociais, de emprego, educação, saúde, transportes, entre outras".
Foi precisamente a futura ELH de Odemira que o novo executivo da Câmara de Odemira discutiu, há cerca de duas semanas, com a secretária de Estado da Habitação [ver página 8]. Um encontro que, segundo a autarquia, "incidiu sobre duas questões fundamentais e prioritárias" para o concelho: "o desafio de fixação de jovens no território e a concretização das soluções previstas para a Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica (AFIRP) de Vila Nova de Milfontes".
Depois dos difíceis dias vividos entre abril e maio, em que a pandemia colocou a descoberto um dos maiores problemas do concelho, parece-nos que a elaboração deste documento é fundamental para debelar as lacunas identificadas e definir uma resposta concreta e eficaz, no tempo e na ação.
Ter uma ELH consistente, estruturada e bem fundamentada, com os necessários recursos técnicos e – sobretudo – financeiros alocados, colocará Odemira no caminho da sustentabilidade e da coesão social, permitindo, em simultâneo, ter um concelho ainda mais atrativo para quem nele quer fazer vida.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/01/2022
AdSA promove
formação para os
seus colaboradores
A empresa Águas de Santo André (AdSA), com sede em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), promoveu nesta terça-feira, 18, uma ação de formação para os seus colaboradores.
07h00 - quarta, 19/01/2022
Autarca de Odemira aponta desafios
regionais e nacionais para 2022
O presidente da Câmara de Odemira espera que 2022 seja "um bom ano" a nível regional, devido à "construção" do novo programa operacional que vai suceder ao Alentejo 2020, atualmente em vigor.
17h05 - terça, 18/01/2022
Golfinho resgatado
na praia do Brejo
Largo (Odemira)
Um golfinho juvenil da espécie "boto" foi resgatado nesta terça-feira, 18, pelas autoridades, depois de ter arrojado na praia de Brejo do Largo, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 18/01/2022
Benjamins do Odemirense:
uma equipa cheia de "fair play"
Dia 13 de novembro de 2021, Estádio Municipal de Castro Verde: na partida entre FC Castrense e Odemirense no escalão de Benjamins, o árbitro marcou (erradamente) uma falta favorável à turma do Alentejo Litoral.
07h00 - terça, 18/01/2022
Autarca de Odemira
reuniu com o STAL
O presidente da Câmara de Odemira, o socialista Hélder Guerreiro, reuniu, na passada semana com representantes da direção regional de Beja do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL).

Data: 14/01/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial