Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos
serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas
com a Google. Ao utilizar este site, concorda com a utilização de cookies.
16h02 - quinta, 21/04/2022
O elogio da persistência
Carlos Pinto
As coisas aparentemente "simples" dão muito trabalho. Pode haver muito boa gente a pensar o contrário, mas será seguramente porque nunca estiveram envolvidos na organização de algo em prol da comunidade ou de uma determinada instituição. É que para fazer acontecer é preciso coragem, dedicação e persistência muita persistência.
As Festas de Maio, que arrancam no próximo dia 29 de abril na aldeia de Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira, são um perfeito exemplo disso mesmo. Um certame que nasceu da boa-vontade de muitos para divulgar as artes e as tradições locais que, rapidamente, se transformou num evento emblemático, capaz de trazer centenas de visitantes ao território. Tudo feito sem assomos de protagonismo ou outros "artificialismos", mas sim com simplicidade e uma clara noção do que era esperado da iniciativa.
Passados 30 anos, as Festas de Maio ganharam um lugar próprio no calendário festivo da região, sendo hoje um espaço de convívio e (re)encontro, além de palco privilegiado para o cante alentejano, para o cante a despique e baldão e para a viola campaniça. Mas as festas são ainda mais que isso: constituem um momento único de promoção territorial e de desenvolvimento económico numa zona longe de todos os "centros".
Por tudo isto, quem fez e faz as Festas de Maio está, indiscutivelmente, de parabéns. Pela coragem, pela dedicação e pela persistência!
2. Persistência é também uma das características de todos aqueles que, quinzenalmente, ajudam a fazer o "SW". Já lá vão 200 edições desde que, a 7 de fevereiro de 2014, nasceu este projeto jornalístico vocacionado para o Alentejo Litoral. O caminho percorrido nunca foi fácil, mas as metas alcançadas compensam todo o esforço e dedicação. Obrigado.