17h00 - quinta, 16/06/2022

Um projeto que é (muito, muito) urgente!


Carlos Pinto
Na sua mais recente passagem pela região do Alentejo, a ministra da Agricultura e da Alimentação anunciou que o Governo está a trabalhar na preparação de um concurso público para a requalificação e modernização do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, pretendendo avançar ainda neste ano com o mesmo [ver texto na página ao lado].
Segundo diz Maria do Céu Antunes, esta é uma empreitada – ainda sem custo estimado – que visa "melhorar o sistema que existe atualmente", que é "antigo" e "tem perdas" de água "que se situam entre os 30 e os 40%". Ou seja, é um "investimento que tem de ser feito para melhorar" a eficiência deste perímetro de rega, acrescenta.
Ora esta é, sem dúvida, uma boa notícia para toda a região do Alentejo Litoral, sobretudo para o concelho de Odemira (e para o município vizinho de Aljezur, já no Algarve). Isto porque, como se sabe, o Aproveitamento Hidroagrícola do Mira tem como origem a albufeira de Santa Clara, tendo sido inaugurado há mais de 50 anos.
Desde então muita coisa mudou, desde a tecnologia utilizada na agricultura de regadio à realidade da região e deste território em concreto, que enfrenta graves problemas relacionados com as alterações climáticas e ausência de precipitação. Exemplo disso mesmo é o facto de a barragem de Santa Clara contar agora com pouco mais de 188 milhões de metros cúbicos de água, isto é, apenas 39% da sua capacidade máxima de armazenamento.
O investimento agora anunciado pela ministra da Agricultura constitui-se assim como fundamental (e muito, muito urgente) para garantir o futuro e a sustentabilidade deste perímetro, permitindo que haja uma maior eficiência no fornecimento de água e, em simultâneo, evitando que se "perca" no mar uma grande parte do volume que é retirado da albufeira de Santa Clara através dos canais de irrigação.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 05/08/2022
Programa regional
Alentejo 2021-2027
em consulta pública
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo tem a decorrer, até final de agosto, a consulta pública do programa, e respetiva Avaliação Ambiental Estratégica, para o período de programação de 2021 a 2027.
07h00 - sexta, 05/08/2022
Artista ucraniana
com exposição na
Biblioteca de Odemira
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, tem patente, até dia 26 de agosto, a exposição de pintura "Energias Cintilantes Entre Nós", da artista ucraniana Anna Ovcharova.
07h00 - sexta, 05/08/2022
Concelho de Grândola vai
ter menos camas turísticas
Oito promotores de empreendimentos turísticos em áreas da faixa costeira de Grândola comprometeram-se a reduzir o número de camas turísticas dos projetos e a defender os recursos hídricos locais.
07h00 - quinta, 04/08/2022
Projeto "Humiverso"
quer transformar
resíduos em fertilizantes
Criar estações de transformação de resíduos orgânicos em corretivos orgânicos, acompanhado de consultoria, é o grande objetivo do projeto "Humiverso", premiado como melhor "Ideia Empreendedora e Criativa" no âmbito da edição deste ano dos prémios "Espírito Empreendedor".
07h00 - quinta, 04/08/2022
"Odemira é uma referência
para a raça Limousine"
Em entrevista ao "SW, presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine, Joaquim Carvalho, faz retrato do setor e reconhece que FACECO-Feira das Atividades Culturais e Económicas de Odemira é sempre um momento importante para a raça.

Data: 29/07/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial