16h07 - quinta, 27/10/2022

Futuro está na Educação


Carlos Pinto
Em julho deste ano, em plena FACECO, a Câmara de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja assinaram um protocolo que permitiu, já neste ano letivo, lançar a realização de dois cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) no município – um de Lazer, Desporto e Bem-estar e outro de Gestão de Organizações Sociais –, valorizando o território e permitindo que os alunos deste município possam prosseguir os seus estudos no ensino superior sem terem de sair de casa.
Mais recentemente, e tal como o "SW" lhe conta nesta edição, é o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que vai avançar com um investimento de 1,5 milhões de euros em Sines, onde irá construir uma nova residência para estudantes, com uma capacidade de 47 camas.
Segundo adiantam os responsáveis pela Instituto, o projeto deverá estar concluído em dezembro de 2023, abrindo portas para a criação de um novo campus (que incluirá uma escola superior) do IPS na cidade do Alentejo Litoral.
Estes dois projetos por parte de dois institutos politécnicos com forte ligação à região são, indiscutivelmente, uma excelente oportunidade para a capacitação das gerações mais jovens deste território, valorizando os recursos locais e permitindo a criação de mão de obra especializada e "massa crítica" para o Alentejo Litoral.
Mais do que nunca, a resposta aos desafios do futuro está na aposta presente no educação, na formação e na qualificação. Só assim se conseguirá tirar partido dos avultados investimentos em curso e previstos para a região, capitalizando mais-valias e o desenvolvimento económico e social.

2. Depois da tragédia de há um ano, o Clube Fluvial Odemirense colocou "mãos à obra" e inaugurou, no passado dia 23 de outubro, o seu centro náutico. Nunca a expressão "renascer das cinzas" fez tanto sentido como neste caso, sendo de aplaudir a dedicação e perseverança dos responsáveis deste emblema, assim como elogiar todos aqueles – de instituições públicas e entidades privadas ou à população em geral – que se juntaram para ajudar a reerguer o que um ato tresloucado e criminoso destruiu.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 20/03/2023
Câmara de Santiago com
10ME em obras no terreno
A Câmara de Santiago do Cacém tem em curso obras em quatro freguesias do concelho que envolvem um montante global superior a 10 milhões de euros, com apostas na requalificação urbana e nos equipamentos culturais.
07h00 - segunda, 20/03/2023
GNR realizou
operação de fiscalização
em São Teotónio
A GNR desenvolveu na passada semana, a 16 de março, uma operação de fiscalização junto de trabalhadores agrícolas e de estabelecimentos de restauração e de bebidas em São Teotónio, no concelho de Odemira, tendo sido elaborados 103 autos de contraordenação.
07h00 - segunda, 20/03/2023
Odemirense e
Naverredondense
apurados na Taça
A equipa do Renascente de São Teotónio foi eliminada neste domingo, 19, da Taça do Distrito de Beja, enquanto Odemirense e Naverredondense estão apurados para os quartos-de-final da competição.
07h00 - sábado, 18/03/2023
Câmara de Odemira
oferece árvores à população
A Câmara de Odemira vai oferecer árvores autóctones à população e às escolas do concelho, para sensibilizar "para a importância da sua preservação, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer como para a qualidade de vida dos cidadãos".
07h00 - sábado, 18/03/2023
Espetáculos de
teatro em Odemira
e São Teotónio
A Câmara de Odemira inicia neste sábado, 18, um ciclo de espetáculos de teatro para festejar as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinalam a 27 de março, no concelho.

Data: 10/03/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial