16h19 - quarta, 01/02/2023

Vantagens da Construção em Aço Leve / LSF - Light Steel Frame


Solange Marques
Tudo evolui e os métodos construtivos não são exceção.

Hoje em dia, não faz sentido trabalhar somente com cimento e tijolo porque pretendem-se soluções mais sustentáveis, com uma redução de mão-de-obra qualificada e por outro lado, que sejam mais económicas.

As casas em aço leve estão a ganhar cada vez mais destaque no mercado da construção. A construção em aço leve é por isso, um método inovador a ganhar cada vez mais visibilidade na construção de casas em Portugal.

A sigla LSF significa 'Light Steel Frame' que, traduzido em português significa "construção em aço leve". A construção em LSF é caracterizada por uma estrutura leve assente em perfis de aço galvanizado que permite uma construção a seco com grande rapidez de execução, além da sustentabilidade do edifício.

O "LSF" é um sistema construtivo de conceção racional, sendo a sua principal característica a composição estrutural com perfis de aço galvanizado de elevada resistência e reduzida espessura, obtidos através da enformação a frio.

Esta composição permite versatilidade no desenvolvimento de tipologias habitacionais e de serviços, uma rápida montagem e consequentemente, uma redução dos custos, pois requer menos mão-de-obra. Garante também uma excelente qualidade de isolamento térmico e acústico.

O resultado é uma estrutura autoportante resistente e leve.

Comparativamente à construção tradicional, necessitamos de menor quantidade de material, conferindo uma grande versatilidade construtiva ao sistema e uma maior flexibilidade em todas as ligações aparafusadas, assim, aumenta-se a capacidade resistente sísmica, fator importante para as zonas onde existe atividade sísmica.

As casas em LSF são construídas com aço leve como material estrutural. Os perfis de aço são revestidos para que seja possível criar uma maior rigidez à estrutura e suportar os materiais de isolamento e impermeabilização, assim como os acabamentos interiores e exteriores necessários.

O sistema Light Steel Frame é totalmente sustentável e o aço 100% reciclável e de rápida construção. Por isso, para entender melhor as vantagens deste método construtivo, enumeramos abaixo as mais relevantes:
Vantagens da Construção em Aço Leve:

- Segurança - os materiais usados neste tipo de construção são bastante seguros e resistentes. O baixo peso do edifício em si, os elementos mais pesados nas fundações e a maleabilidade do material torna esta construção tão ou mais segura que as tradicionais.

Este tipo de construção tem uma estrutura com grande capacidade de absorção de energia e graças à flexibilidade deste material permite uma grande resistência sísmica.

Além disto, as construções em LSF também apresentam uma elevada resistência a incêndios uma vez que os materiais usados são incombustíveis;

- Isolamento - devido aos materiais usados, as casas LSF apresentam um isolamento térmico e acústico elevado, aumentando a eficiência energética da casa, proporcionando maior conforto. O isolamento térmico de excelência é uma característica da construção LSF, tornando estes edifícios muito ecológicos, sendo até considerados como construções sustentáveis.

- Rapidez de construção - o uso de materiais leves e o uso de sistemas de fixação rápida, sem cimento, bem como a facilidade na colocação das tubagens, tornam o sistema LSF mais rápido que as tradicionais;

- Sustentabilidade - Os materiais utilizados nas construções LSF são na sua maioria recicláveis ou eco eficientes, verificando-se uma redução significativa da emissão de CO2 quando comparado à construção tradicional.

- Durabilidade - A estrutura de aço leve é extremamente resistente e tem uma vida útil de várias centenas de anos. Além disso, como os materiais usados são muito resistentes a fungos ou bolores não é necessária grande manutenção ao longo do tempo;

- Versátil - a manutenção é fácil, eficaz e com um custo mais baixo que a construção tradicional,



Outros artigos de Solange Marques

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial