16h53 - quinta, 10/10/2024

Que futuro nos espera?


Carlos Pinto
Num congresso realizado, no final de setembro, na cidade norte-americana de Erie, o antigo presidente dos EUA (e atual candidato às eleições presidenciais de novembro) Donald Trump propôs uma nova "metodologia" para acabar com os roubos no país: deixar a polícia "fazer o seu trabalho"… mas de forma violenta e por um período de tempo determinado.
"Temos de deixar a polícia fazer o seu trabalho e se tiverem de ser extraordinariamente duros", disse Trump aos presentes no congresso, acrescentando: "Uma hora dura. E digo mesmo dura. A notícia espalhar-se-á e [a onda de roubos] acabará imediatamente".
Apesar da proposta parecer digna do guião de qualquer um filme (e curiosamente até existem alguns com história semelhante), ela foi mesmo assumida pelo homem que já presidiu e que se propõe a liderar novamente (com elevadas possibilidades de sucesso) a nação mais poderosa e influente de todo o mundo, seja do ponto vista militar (inclusive com capacidade nuclear), seja no plano económico e/ou cultural.
É precisamente este ponto que nos deve fazer olhar para este dislate (mais um) de Trump com bastante preocupação. Porque numa altura em que o planeta vive uma situação político-militar altamente instável, com guerras "à antiga" na Europa e no Médio Oriente, a par do crescimento dos extremismos em países ditos moderados, poder vir a ter uma figura destas a comandar de novo o "destino" dos EUA é verdadeiramente assustador.
Por isso, que futuro podemos esperar? A dúvida e a incerteza é mais que muita e só nos resta esperar que os eleitores norte-americanos tenham a lucidez necessária para nos safar dum sarilho de proporções inimagináveis…

2. A Leya confirmou esta semana que vai fechar as suas livrarias no Porto, em Aveiro e Viseu até janeiro do próximo ano, porque as novas propostas de arrendamento não lhe permitem manter um negócio que nem sequer é o centro da sua atividade. Simplificando, as rendas pedidas são tão elevadas que não permitem a manutenção de um negócio sustentável. Estamos a falar de uma das maiores editoras em Portugal – palavras para quê?



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 02/11/2024
Amoreiras-Gare recebe
Festival de Improviso
Valorizar e preservar a cantares de improviso nacionais é o grande objetivo da edição deste ano do Festival de Improviso "Despique e Baldão", que vai decorrer neste sábado, 2 de novembro, em Amoreiras-Gare, na freguesia de São Martinho das Amoreiras.
07h00 - sábado, 02/11/2024
Marco Rodrigues
ao vivo em
Alcácer do Sal
O fadista Marco Rodrigues atua neste sábado, 2 de novembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Alcácer do Sal, num concerto promovido pela autarquia.
07h00 - quinta, 31/10/2024
Alexandre Rosa
lidera o Chega
em Odemira
Alexandre Rosa é o novo presidente da Concelhia de Odemira do Chega, anunciou recentemente a comissão política da Distrital de Beja do partido liderado por André Ventura.
07h00 - quinta, 31/10/2024
Grândola recebe
"Nature Weekend"
no fim de semana
A segunda edição da "Nature Weekend", promovida pela Câmara de Grândola, vai decorrer neste fim de semana, aliando a observação de aves à música e degustação de chás biológicos.
07h00 - quinta, 31/10/2024
CIMAL integra projeto
de recolha de biorresíduos
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) foi uma das 23 entidades que assinou, na segunda-feira, 28, um protocolo com o Ministério do Ambiente e Energia (MAE), através do Fundo Ambiental, para a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, num investimento total de 27 milhões de euros.

Data: 25/10/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial