16h02 - quinta, 20/02/2025

A "traição" do Presidente!


Carlos Pinto
O processo de desagregação de freguesias ficou "em suspenso" depois do Presidente da República ter decidido devolver o diploma ao Parlamento, devido a três dúvidas relativas à concretização do mesmo.
Desde logo, Marcelo Rebelo de Sousa considera que a desagregação de freguesias pode ser "contraditória com a linha dominante, inspirada pelas instituições europeias, de um envolvimento das autoridades locais num novo modelo multinível de governança".
A par disso, o PR duvida da "falta de compreensão ou transparência pública do processo legislativo, os seus avanços e recuos, as suas contradições, as hesitações e sucessivas posições partidárias, a inclusão e a exclusão de freguesias, e, sobretudo, o respeito rigoroso dos requisitos técnico-legais a preencher, para ser possível a desagregação".
E tem ainda dúvidas "sobre a capacidade para aplicar as consequências do novo mapa já às eleições Autárquicas de setembro ou outubro deste ano, daqui a pouco mais de seis meses".
Os argumentos invocados por Marcelo Rebelo de Sousa são, natural e juridicamente, totalmente aceitáveis, mas não deixam de constituir uma pequena grande "traição" a todos aqueles que, ao longo dos últimos anos, se empenharam e esforçaram no avanço deste processo, assim como, e sobretudo, às aspirações das populações envolvidas.
Além do mais, e quando se julgava que o mais difícil estava feito, que era garantir uma ampla plataforma de entendimento político, da esquerda à direita, eis que a decisão do chefe de Estado de "chutar para canto" acaba por quase inviabilizar a aplicação deste diploma no terreno a tempo das eleições Autárquicas deste ano, quando tudo estava a ser preparado nesse sentido.
Ora tudo isto não pode deixar de constituir um grande revés para localidades como as do nosso território, no interior, onde o papel de uma junta de freguesia é fundamental no dia a dia. Mas, muito pior, este veto acaba por ser mais uma evidência de como em Lisboa se olha para "o resto do país"… É lamentável!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 24/04/2025
Oficina em Milfontes
para trabalhar
a criatividade
Trabalhar a "capacidade de criar" dos participantes, "com inspiração na primavera do Sudoeste Alentejano", é a proposta de uma iniciativa da Oficina na Escola, na Ribeira da Azenha, em Vila Nova de Milfontes, para este fim de semana, dias 25 a 27 de abril.
07h00 - quinta, 24/04/2025
Dois restaurantes
do Alentejo Litoral
no Guia Repsol
Dois restaurantes do Alentejo Litoral surgem entre os 194 espaços de restauração portugueses distinguidos na edição deste ano do Guia Repsol, cujos prémios foram entregues recentemente, numa cerimónia realizada em Santarém.
07h00 - quinta, 24/04/2025
Festejar a Liberdade
no Alentejo Litoral!
Música, teatro e artes performativas são alguns dos destaques na programação que os cinco municípios do Alentejo Litoral prepararam para celebrar o 51º aniversário da "manhã inteira e limpa".
07h00 - sábado, 19/04/2025
Evento solidário
em Santa Margarida
da Serra
A Associação Despert'Alfazema promove neste sábado, 19, um baile de Páscoa, de cariz solidário, em Santa Margarida da Serra, no concelho de Grândola.
07h00 - quinta, 17/04/2025
Agricultura no Perímetro
do Mira com menos restrições
O Governo levantou algumas restrições à agricultura devido ao aumento da cota da barragem de Santa Clara, no concelho de Odemira, mas o presidente da Câmara Municipal não esconde a sua preocupação, defendendo uma gestão sustentável deste recurso.

Data: 17/04/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial