quinta-feira, 12/06/2025

O ódio está a vencer...

Carlos Pinto
Os últimos dias foram assim:
“Um ator da companhia de teatro A Barraca foi agredido esta terça-feira, 10 de junho, por um grupo de extrema-direita, em Lisboa, quando entrava para um espetáculo com entrada livre de homenagem a Camões. […] A diretora da companhia e também atriz Maria do Céu Guerra narrou à Lusa que foi por volta das 20h00, estavam os atores a chegar ao Cinearte, no Largo de Santos, quando se cruzaram à porta “com um grupo de neonazis com cartazes, programas”, com várias frases xenófobas, que começaram por provocar uma das atrizes.”
“O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo participou hoje, em Lisboa, numa cerimónia do 10 de Junho de homenagem aos ex-combatentes, na qual ouviu gritos de traição e insultos racistas devido à presença do imã de Lisboa.”
“Um carro onde seguiam elementos da Claque Super Dragões, afeta ao FC Porto, foi incendiado por adeptos sportinguistas esta terça-feira, no Lumiar, na sequência de um duelo do campeonato de hóquei em patins. Dos cinco ocupantes, quatro ficaram feridos. Duas pessoas tiveram de ser hospitalizadas, entre elas o condutor.”
Estas três notícias dizem respeito a factos ocorridos na passada terça-feira, 10 de junho, Dia de Portugal. Factos que nos devem preocupar de sobremaneira e que demonstram, na perfeição, o caminho de retrocesso civilizacional que estamos a percorrer em passo acelerado, instigado por fake news e falsas perceções que brotam constantemente das redes sociais.
Sem que nos tenhamos apercebido (apesar de todos os sinais latentes há muito evidentes), o ódio está a vencer. Será este um fim inevitável? Será este o país (e o mundo) que queremos deixar aos nossos filhos? Parece-nos bem que não, por isso a hora é de agir e condenar, sem peias ou “paternalismos”, qualquer tipo de comportamento que não tem cabimento numa sociedade democrática, progressista e civilizada. É agora ou nunca. E depois não nos queixemos…
“Um ator da companhia de teatro A Barraca foi agredido esta terça-feira, 10 de junho, por um grupo de extrema-direita, em Lisboa, quando entrava para um espetáculo com entrada livre de homenagem a Camões. […] A diretora da companhia e também atriz Maria do Céu Guerra narrou à Lusa que foi por volta das 20h00, estavam os atores a chegar ao Cinearte, no Largo de Santos, quando se cruzaram à porta “com um grupo de neonazis com cartazes, programas”, com várias frases xenófobas, que começaram por provocar uma das atrizes.”
“O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo participou hoje, em Lisboa, numa cerimónia do 10 de Junho de homenagem aos ex-combatentes, na qual ouviu gritos de traição e insultos racistas devido à presença do imã de Lisboa.”
“Um carro onde seguiam elementos da Claque Super Dragões, afeta ao FC Porto, foi incendiado por adeptos sportinguistas esta terça-feira, no Lumiar, na sequência de um duelo do campeonato de hóquei em patins. Dos cinco ocupantes, quatro ficaram feridos. Duas pessoas tiveram de ser hospitalizadas, entre elas o condutor.”
Estas três notícias dizem respeito a factos ocorridos na passada terça-feira, 10 de junho, Dia de Portugal. Factos que nos devem preocupar de sobremaneira e que demonstram, na perfeição, o caminho de retrocesso civilizacional que estamos a percorrer em passo acelerado, instigado por fake news e falsas perceções que brotam constantemente das redes sociais.
Sem que nos tenhamos apercebido (apesar de todos os sinais latentes há muito evidentes), o ódio está a vencer. Será este um fim inevitável? Será este o país (e o mundo) que queremos deixar aos nossos filhos? Parece-nos bem que não, por isso a hora é de agir e condenar, sem peias ou “paternalismos”, qualquer tipo de comportamento que não tem cabimento numa sociedade democrática, progressista e civilizada. É agora ou nunca. E depois não nos queixemos…
COMENTÁRIOS
Não há comentários para este artigo
07h00 - sexta, 12/06/2026
Evento “Santos na Vila”
O centro histórico de Sines recebe neste fim de semana, dias 12 e 13, a iniciativa “Santos na Vila”, inspirada na tradição dos mastros populares e nas vivências típicas da cidade.
Evento “Santos na Vila”
anima centro histórico de
Sines no fim de semana
O centro histórico de Sines recebe neste fim de semana, dias 12 e 13, a iniciativa “Santos na Vila”, inspirada na tradição dos mastros populares e nas vivências típicas da cidade.
07h00 - sexta, 12/06/2026
Rega no Mira com
O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM) vai ter um novo modelo de distribuição de água na campanha de 2026, depois das restrições registadas no ano anterior terem sido levantadas devido ao facto de a albufeira de Santa Clara estar praticamente cheia.
Rega no Mira com
novo modelo de
distribuição de água
O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM) vai ter um novo modelo de distribuição de água na campanha de 2026, depois das restrições registadas no ano anterior terem sido levantadas devido ao facto de a albufeira de Santa Clara estar praticamente cheia.
07h00 - sexta, 12/06/2026
Jovens “cientistas” de Odemira
Alunos do BIGEO/Clube Ciência Viva da Escola Secundária Dr.
Jovens “cientistas” de Odemira
com projetos premiados
Alunos do BIGEO/Clube Ciência Viva da Escola Secundária Dr.
07h00 - sexta, 12/06/2026
Santiago do Cacém prepara
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Santiago do Cacém aprovou, a 2 de junho, a revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
Santiago do Cacém prepara
novo Plano Municipal de Emergência
e Proteção Civil
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Santiago do Cacém aprovou, a 2 de junho, a revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
07h00 - quinta, 11/06/2026
Jovens cadetes
As jovens Mariana Guerreiro, Mariana Dimas e Luana Rosalino foram promovidas de cadetes a estagiárias nos Bombeiros Voluntários de Odemira.
Jovens cadetes
promovidas a estagiárias
nos Bombeiros de Odemira
As jovens Mariana Guerreiro, Mariana Dimas e Luana Rosalino foram promovidas de cadetes a estagiárias nos Bombeiros Voluntários de Odemira.
MAIS VISTAS

