07h00 - quarta, 11/07/2018

Sines recebe seminário
sobre empreendedorismo

Sines recebe seminário sobre empreendedorismo

O Sines Tecnopólo recebe nesta quarta-feira, 11 de Julho, o seminário "Empreender e Investir: que estratégias para o Alentejo", que juntará empresários, empreendedores e outros agentes locais. A iniciativa vai decorrer ao longo de toda a tarde e em destaque vão estar dois projectos que contam com financiamento comunitário: o "Platicemar" e o "Espoban".
"Podemos dizer que o grande objectivo deste seminário é colocar na mesma mesa empreendedores, investidores e outros participantes no eco-sistema empreendedor da região e mostrar que neste eco-sistema todos são actores principais e dinamizadores da economia regional", explica ao "SW" a directora-executiva do Sines Tecnopólo, Mónica Morais de Brito.
O seminário arranca às 14h00 e depois da sessão de abertura terá lugar um painel sobre a economia do mar e o projecto "Platicemar", que, segundo Mónica Morais de Brito, "tem neste momento a decorrer um concurso de ideias que visa promover o empreendedorismo e a inovação e estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio com base nas Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE)".
De acordo com a directora-executiva do Sines Tecnopólo, o "Platicemar" tem como objectivo central "potenciar o apoio ao empreendedorismo, para que seja alcançado um modelo de desenvolvimento sustentável na fileira da economia do mar, tendo como base o incremento da cooperação e inovação no sector, decorrente da aplicabilidade das TICE nos processos produtivos".
O projecto, dinamizado pela Inova-Ria conjuntamente com outras entidades (entre as quais o Sines Tecnopólo), é financiado pelo programa Compete 2020 em quase 600 mil euros e arrancou em Setembro de 2017, terminando dentro de um ano. Destina-se a empreendedores, start ups e empresas focadas na fileira da economia do mar.
A partir das 16h30 o seminário promove o painel "Que empreendedores? Que investidores", onde será apresentada a Espoban – Rede de Business Angels Espanha-Portugal, projecto que começou em Janeiro deste ano e tem um financiamento de 1,6 milhões de euros no âmbito do INTERREG V-A España – Portugal.
"O principal objectivo do projecto 'Espoban' é originar e promover o acesso ao investimento privado de projectos de negócios espanhóis e portugueses, para que essas iniciativas tenham a possibilidade de obter financiamento privado através de investidores nacionais e internacionais, incentivando o empreendedorismo, a consolidação dos projectos empresariais, o aumento da competitividade destas iniciativas empresariais e, portanto, a redução do desemprego", vinca Mónica Morais de Brito.
De acordo com esta responsável, o projecto assenta numa parceria constituída pelo Sines Tecnopólo, Associação Nacional de Jovens Empresários e entidades espanholas. São beneficiários, "por um lado, empresas e empreendedores com potencial de crescimento e que necessitem de investimento e, por outro lado, investidores que pretendem encontrar projectos empresariais com potencial de crescimento e retorno de investimento, onde possam realizar os seus investimentos", explica.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Regadio no Mira com
taxa de utilização de 60%
Meio século após a construção da barragem de Santa Clara, estão a ser utilizados 60% dos cerca de 12 mil hectares abrangidos pelo Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM).
07h00 - quarta, 15/05/2019
Praias de Odemira com
mais três bandeiras azuis
No Verão de 2019 serão 12 as praias do concelho de Odemira a ostentar a Bandeira Azul, símbolo de qualidade e excelência ambiental atribuído pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa.
07h00 - quarta, 15/05/2019
Vitacress vai usar
algas como fertilizante
A empresa Vitacress, com sede na freguesia de Boavista dos Pinheiros (Odemira), está a trabalhar num projecto de investigação que prevê a utilização de microalgas como fertilizante orgânico na agricultura.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial