07h00 - sexta, 15/02/2019

Igualdade ensinada nas escolas de Odemira

Igualdade ensinada nas escolas de Odemira

"O que é ser homem e ser mulher? E será que os brinquedos têm género?": estas foram algumas das reflexões feitas ao longo dos últimos meses nas salas de aula do pré-escolar no concelho de Odemira, no âmbito do projecto "Biblioteca Itinerante IG0+", da TAIPA. Questões simples, mas sérias, que em ambiente de brincadeira punham os mais novos a pensar e falar sobre questões que serão essenciais para o seu futuro, cultivando princípios como a cidadania e a igualdade de género.
"São projectos desta natureza que promovem um despertar de consciências e que capacitam os agentes da Educação no território para tomarem o leme na promoção da igualdade de género e de oportunidades dentro das suas escolas", nota com satisfação Teresa Barradas, vice-presidente da TAIPA e coordenadora para a área do Desenvolvimento Comunitário.
Lançada em 2018 pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, a "Biblioteca Itinerante IG0+" foi uma iniciativa do projecto-piloto "IG0+ –Igualdade de Género no Pré-Escolar", financiado através do programa "Sinergias Sociais", do Município de Odemira. O objectivo era levar as questões da igualdade de género a educadores/as de infância, crianças em idade Pré-escolar e seus encarregados/as de educação.
Para tal, conta Teresa Barradas, foi concebido um baú de madeira com oito livros sobre a temática, que depois passava de escola em escola, convidando as educadoras a encontrar um momento por dia para dedicar à sua leitura e "a explorar com as crianças histórias que apelavam à reflexão em torno de temas promotores da igualdade". O projecto passou por cinco jardins-de-infância do concelho de Odemira e por duas instituições sociais particulares com a área da infância, envolvendo um total de 10 educadoras de infância, 36 pais e mães e 131 crianças.
"As crianças ficavam maravilhadas sempre que alguém da equipa do projecto se dirigia às salas dos jardins-de-infância. Entre a euforia da novidade da nossa presença e a animação dos desafios que lhes eram lançados era visível que todos/as se sentiam especiais por poderem participar", nota Teresa Barradas, lembrando que as crianças "são quem mais demonstra de forma genuína os estereótipos de género tanto nas suas palavras como nas suas acções".
Por isso mesmo, "trabalhar de forma lúdica estes temas levando-as a repensar algumas atitudes e pré-conceitos de forma subtil, mas eficaz, foi o desafio principal do 'IG0+'. Foi bastante gratificante receber o retorno positivo, tanto por parte de pais/mães como das educadoras, sobre os resultados observados ao nível das atitudes e dos discursos das crianças apenas algumas semanas após o início da intervenção deste projecto-piloto. Cabe agora às educadoras dar continuidade a esta missão, cujo envolvimento e motivação foram exemplares", acrescenta a vice-presidente da TAIPA.
Nesse sentido, e apesar do financiamento do projecto ter terminado em Dezembro de 2018, o "IG0+" continuará a disponibilizar até ao final do ano lectivo de 2018-2019 alguns dos seus recursos aos jardins-de-infância que manifestem interesse junto da TAIPA.
"É o caso da disponibilização do baú de madeira para que componham as suas bibliotecas itinerantes personalizadas com os livros que se encontram agora disponíveis para requisição na Biblioteca José Saramago, de Odemira, e através da parceria com o Centro de Saúde de Odemira na promoção da igualdade de género nas aulas de preparação para o parto junto dos futuros pais e futuras mães", adianta Teresa Barradas.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial