07h00 - sexta, 20/09/2019

Incêndio destruiu 195 hectares de floresta em S. Luís

Incêndio destruiu 195 hectares de floresta em S. Luís

Cerca de 195 hectares de mato e floresta destruídos, perto de meio milhar de árvores queimadas e mais de quatro dezenas de animais mortos: é este o balanço, ainda provisório, do grande incêndio que na passada semana lavrou na zona da Cova da Zorra, na freguesia de São Luís (Odemira). Durante três dias, com algumas reactivações pelo meio, as chamas não deram descanso a bombeiros e população, com momentos difíceis de esquecer.
"Foram horas e dias de muita preocupação", reconhece o presidente da Junta de Freguesia de São Luís em declarações ao "SW". "Foram dias exigentes e de muita preocupação, que pese embora todos os prejuízos e recursos afectados, ficamos agradecidos pela dedicação e colaboração de todas as equipas de combate, com destaque para as corporações de bombeiros, porque só esse espírito de missão impediu que a tragédia não fosse maior", acrescenta Fernando Parreira.
De acordo com o autarca do PS, uma das preocupações sentidas ao longo destes dias teve que ver "com a possibilidade do incêndio ameaçar habitações ou comunidades, provocando vítimas e desalojados", devido à constante mudança da direcção dos ventos.
"Houve igualmente uma inquietação forte com o desenrolar do incêndio, que ia dando conta do queimar de muitos hectares de terreno com montado e área florestal. Essa inquietação ganhou ainda maior expressão quando soubemos da trágica morte de animais, sobretudo de bovinos", continua Fernando Parreira.
O autarca lembra que houve igualmente "a preocupação, e um cuidado especial, com toda a exigente logística do teatro de operações montado pelo Comando Distrital da Protecção Civil" na Junta de Freguesia, que impunha "uma articulação" entre equipas "para que estivesse garantido um conjunto de condições, como a alimentação dos operacionais". "Há a realçar, neste aspecto, o empenho do nosso executivo, de funcionários, da Casa do Povo de São Luís, de voluntários e de pessoas e entidades, que ofereceram bens quando solicitados", frisa.
De momento procede-se ao levantamento dos danos causados pelo incêndio por parte da GNR, sendo que os dados provisórios apontam para uma área ardida de 195 hectares, mais de 500 árvores ardidas e cerca de quatro dezenas de bovinos falecidos. Números que o presidente da Junta de Freguesia admite que possam ser bem mais graves.
"Há obviamente um levantamento de danos e prejuízos particulares que os proprietários afectados estarão a apurar e é difícil termos esse feedback na Junta de Freguesia", nota, adiantando ter conhecimento de que "há proprietários afectados que vão avançar com queixas-crime para com os eventuais causadores do incêndio". "Por outro lado, desconhecemos se existem proprietários com algum tipo de cobertura de seguro que possam abranger alguns danos", complementa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial