07h00 - terça, 22/10/2019

"Praia quer andar
no pelotão da frente"

"Praia quer andar no pelotão da frente"

Fazer melhor que na última época é a grande ambição do Praia de Milfontes para 2019-2020, garante ao "SW" o técnico Fernando Candeias, que chegou a estar de saída mas que acabou por renovar, indo já vai na quinta temporada consecutiva a orientar a equipa.

De ano para ano o Praia de Milfontes tem sempre a ambição de fazer melhor que na época anterior. Em 2019-2020 a ambição é idêntica?
Claro, pois essa é a nossa forma de pensar: querer fazer sempre melhor que nas épocas anteriores. Na época anterior acabámos por vencer a Taça do Distrito [de Beja], embora no campeonato pudéssemos ter feito melhor. Mas vamos tentar este ano dar continuidade ao que fizemos, pois o plantel é praticamente o mesmo. E vamos tentar fazer ainda melhor que o ano passado.

Há alguma meta classificativa definida?
O campeonato este ano vai ser muito mais exigente, pelo menos é assim que pensamos. Não colocamos metas em termos de classificações, mas claro que queremos andar no pelotão da frente e ficar o mais acima possível. Mas nossa preocupação neste momento – e tem sido sempre assim – é no processo da nossa equipa. É esse foco e essa tentativa diária de melhorar que nos vai levar à melhor classificação possível. Sabemos que temos qualidade, muita gente jovem e muita gente experiente com grande disponibilidade, e vamos tentar andar lá em cima.

Tendo em conta o "processo" de que fala, que se pode esperar do Praia de Milfontes em 2019-2020? Uma equipa afirmativa, a jogar o jogo pelo jogo e sempre com o objectivo de ganhar?
Sim, pois é a isso que temos habituado as pessoas. É uma marca nossa, está no nosso ADN ser uma equipa positiva, uma equipa pró-activa, uma equipar a querer ser protagonista. É isso que vamos tentar continuar a ser, embora saibamos que nem sempre o vamos conseguir. Os adversários têm valor e querem o mesmo que nós, mas nós temos conseguido ao longo destes anos demonstrar essa capacidade. Acredito que este ano também vamos conseguir.

Em 2018-2019 venceram a Taça do Distrito de Beja. Uma conquista para repetir nesta época?
Em termos de campeonato, como já disse, queremos andar lá na frente. Não é uma obsessão, mas para nos dar mais motivação e para acreditarmos ainda mais no que estamos a fazer as vitórias são importantes. Já na Taça todas as equipas que participam sonham chegar à final. Nós não fugimos à regra, mas temos a consciência que são jogos pontuais, bastante espaçados no tempo, e para lá chegarmos temos que ter alguma sorte – que é sempre precisa para ganhar esta competição – mas também estarmos bem nesses momentos. Portanto, quando chegarem essas eliminatórias vamos estrar dedicados a isso, para tentar repetir o feito do ano passado, o que seria espectacular.

Tem no plantel, como sublinhou, alguma experiência mas, sobretudo, muita juventude. Agrada-lhe trabalhar com muitos jovens?
Claro que sim! São jovens que acompanhamos desde os benjamins, com mais de 10 anos de Praia de Milfontes, jovens que sabem o que é jogar neste clube e o que este representa. Foi feito um excelente trabalho na formação com estes atletas e com outros que vêm aí. E juntando a isso jogadores mais experientes também com uma forte ligação ao clube, temos um grupo bastante coeso e é um prazer enorme trabalhar com eles.

O Fernando Candeias esteve para deixar o comando técnico do Praia de Milfontes no final da última temporada, mas acaba por continuar. O que aconteceu?
Tem sido uma experiência gratificante estar no Praia de Milfontes. Vou na minha 12ª época como treinador e só não estive aqui dois anos. Tem sido um grande desafio, bastante exigente e que provoca algum desgaste, e às vezes é difícil conciliar com a nossa actividade profissional. Seria apenas essa e só a razão que me faria sair, pois tenho uma grande paixão pelo clube, identifico-me com todas as pessoas com quem tenho trabalhado e trabalho, tenho uma ligação muito próxima com os jogadores… Foram esses factores que me fizeram voltar atrás. E é com toda a determinação que vamos encarar esta época.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial