08h00 - segunda, 11/05/2020

Poderão faltar nadadores
salvadores nas praias de Odemira

Poderão faltar nadadores salvadores nas praias de Odemira

A vigilância das praias no concelho de Odemira durante a época balnear deste ano pode estar em risco, devido à falta de nadadores-salvadores, agravada pela pandemia de Covid-19 que está a afectar o país. O alerta parte da Guardião-Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira e já chegou ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, entre outros responsáveis.
Segundo adianta ao "SW" o presidente da Guardião, na próxima época balnear "irão existir grandes dificuldades em vários sectores, sendo o principal na disponibilidade de nadadores-salvadores para exercer a profissão", até porque, de acordo com um estudo da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores, "apenas 49,2% dos nadadores-salvadores sazonais voltam a trabalhar na época balnear seguinte".
Nesse sentido, diz Licínio de Matos, "é fundamental todos os anos formar cerca de 2.000 novos nadadores-salvadores para se conseguir dar resposta às necessidades", o que em 2020 não tem sido possível devido às restrições impostas pelas medidas de contenção da Covid-19.
"Estando todos os cursos de formação de nadadores-salvadores suspensos, com pouca probabilidade de se conseguirem realizar em igual quantidade a 2019, até ao início da época balnear 2020, estamos trabalhar no sentido de recrutar o máximo de nadadores-salvadores, sabendo que existe estas dificuldades", diz o presidente da Guardião, que se mostra também "imensamente preocupado" com a formação e treino que serão exigidos aos nadadores-salvadores.
Licínio Matos argumenta mesmo que "com as medidas de segurança Covid-19, nenhum nadador-salvador actualmente está devidamente formado e treinado para prestar socorro a uma vítima em paragem cardio-respiratória", ainda que os procedimentos a ter numa reanimação tenham sido adaptados, seguindo as recomendação da Direcção Geral da Saúde. "Mas uma reanimação para qualquer jovem é sempre um momento de elevado stress e é normal que possa esquecer um ou dois procedimentos. Com esta pandemia, uma falha de um dos procedimentos faz com que os nadadores-salvadores corram o risco de ser contaminados", observa.
Além do mais, continua Licínio Matos, os nadadores-salvadores são "profissionais de socorro" e, por isso mesmo, "vão precisar de equipamentos de protecção individual (EPI)", pois "sem os mesmos os riscos de contaminação são enormes".
"Se os médicos, enfermeiros, bombeiros, polícias e outros profissionais ficaram contaminados numa fase inicial por falta de EPIs, ainda vamos a tempo de prevenir que os nadadores-salvadores possam ficar contaminados", argumenta o presidente da Guardião.
Licínio Matos teme ainda dificuldades associadas ao facto de muitos dos nadadores-salvadores serem estudantes, "na maioria universitários", que terão exames mais tarde este ano. "Isso levará ainda a maiores dificuldades de contratação, sendo ainda que os próprios nadadores-salvadores e a sua família terão, na sua grande maioria, receio de trabalhar e estar em contacto com pessoas pelo risco de contaminação", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial