07h00 - sexta, 31/07/2020

Sines pode receber
"cluster" de hidrogénio

Sines pode receber "cluster" de hidrogénio

As portuguesas EDP, Galp, Martifer e REN e a dinamarquesa Vestas criaram um consórcio para avaliar a viabilidade do projecto "H2 Sines", que visa implementar um cluster industrial de produção de hidrogénio verde com base em Sines.
Em comunicado, a Galp explica que o projecto "compreende uma importante dimensão internacional, tanto pela sua vocação exportadora, como pela mobilização de parceiros com vasta experiência na cadeia de valor do hidrogénio".
"O projecto pretende alavancar as vantagens competitivas dos recursos naturais endógenos renováveis, contribuindo para a re-industrialização das economias portuguesa e europeia numa base mais sustentável, bem como para o equilíbrio da balança comercial", acrescenta a mesma fonte.
Nesse sentido, continua a Galp, "a produção de hidrogénio verde contemplada pelo projecto 'H2 Sines' integra e optimiza toda a cadeia de valor, incluindo a geração de electricidade renovável, a produção de hidrogénio e a sua distribuição, transporte, armazenamento, comercialização e exportação".
A Galp acrescenta ainda que, "garantindo o equilíbrio financeiro do projecto, este deverá desenvolver-se de forma progressiva, procurando optimizar a adequação dos volumes de produção de hidrogénio e do respectivo consumo, bem como a competitividade dos custos das tecnologias envolvidas".
A mesma fonte adianta que "numa primeira fase, prevê-se a instalação de um projeto-piloto de 10MW de electrólise que, ao longo da corrente década, possa, em
função de critérios económicos e tecnológicos, evoluir até 1GW de capacidade de electrólise, suportada, a prazo, por cerca de 1,5GW de capacidade de geração de energia eléctrica renovável para alimentação dos electrolisadores".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 01/10/2020
António Camilo reeleito
nos Bombeiros de Odemira
António Camilo foi reeleito nesta quarta-feira, 30 de Setembro, em Assembleia Geral, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, cargo que vai continuar a desempenhar até 2022.
07h00 - quinta, 01/10/2020
"Berry Nice Day" apoia
instituições de Odemira
A empresa multinacional Driscoll's, que tem explorações agrícolas e uma unidade industrial no concelho de Odemira, promove a partir desta quinta-feira, 1, mais uma edição da iniciativa "Berry Nice Day", este ano em formato virtual devido à pandemia.
07h00 - quarta, 30/09/2020
Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial