07h00 - terça, 16/11/2021

Pescador de Santa Clara
é campeão nacional

Pescador de Santa Clara é campeão nacional

O pescador Mauro Silva, natural de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, conquistou, juntamente com o mourense Ruben Santos, o título de campeão nacional de pesca ao achigã desde embarcação de 2021.
O campeonato nacional contou com seis provas, que se realizaram nas barragens do Alqueva, do Sabor e do Cabril, tendo a dupla, que representa a secção de pesca desportiva da Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros, de Castro Verde, subido ao lugar mais alto do pódio, depois de nos últimos dois anos ter sido vice-campeã nacional.
"Era uma conquista pela qual já vínhamos a lutar há algum tempo. Tínhamos isto como objetivo e conseguimos", confidencia ao "SW" Mauro Silva, de 26 anos.
Na pesca, como em tudo na vida, também a sorte é necessária para qualquer conquista. Mas o título nacional alcançado por Mauro Silva e Ruben Santos deve-se a muito mais do que apenas a uma "pontinha de sorte".
"A sorte faz sempre parte e uma ajuda, se estiver do nosso lado. Mas a dedicação, as horas de treino e o trabalho em equipa faz muita diferença. E foi a junção de tudo isso que nos deu esta vitória", afiança o pescador de Santa Clara-a-Velha.
Foi precisamente na albufeira da barragem que fica junto à localidade onde nasceu que Mauro Silva ganhou a paixão da pesca.
"A primeira vez que pesquei de barco foi com o meu pai, tinha três anos. E a partir daí nunca mais parei! [risos] Desde então tenho esse 'bichinho' da pesca, que agora ficou mais sério", admite.
Além do título inédito, Mauro Silva e Ruben Santos vão agora representar a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Pesca ao Achigã desde Embarcação, que se realiza dentro de um ano, em outubro de 2022, em Lake Murray, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América.
A dupla baixo-alentejana está igualmente apurada para representar Portugal no Campeonato do Mundo de 2023, a realizar no nosso país, em local ainda a designar.
"Estar lá já tem um grande significado. Mas temos o pensamento de que as coisas podem correr bem e fazer lá uma boa marca. Vamos aplicar-nos para tentar representar Portugal ao melhor nível", garante com ambição Mauro Silva.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/01/2022
Autarca de Odemira aponta desafios
regionais e nacionais para 2022
O presidente da Câmara de Odemira espera que 2022 seja "um bom ano" a nível regional, devido à "construção" do novo programa operacional que vai suceder ao Alentejo 2020, atualmente em vigor.
17h05 - terça, 18/01/2022
Golfinho resgatado
na praia do Brejo
Largo (Odemira)
Um golfinho juvenil da espécie "boto" foi resgatado nesta terça-feira, 18, pelas autoridades, depois de ter arrojado na praia de Brejo do Largo, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 18/01/2022
Benjamins do Odemirense:
uma equipa cheia de "fair play"
Dia 13 de novembro de 2021, Estádio Municipal de Castro Verde: na partida entre FC Castrense e Odemirense no escalão de Benjamins, o árbitro marcou (erradamente) uma falta favorável à turma do Alentejo Litoral.
07h00 - terça, 18/01/2022
Autarca de Odemira
reuniu com o STAL
O presidente da Câmara de Odemira, o socialista Hélder Guerreiro, reuniu, na passada semana com representantes da direção regional de Beja do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL).
07h00 - segunda, 17/01/2022
DECO promove
sessões de atendimento
em Odemira
Esclarecer dúvidas sobre os direitos do consumidor em diversas áreas é o grande objetivo das sessões gratuitas de atendimento que a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor vai continuar a promover em 2022, mensalmente, em Odemira.

Data: 14/01/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial