07h00 - quinta, 04/08/2022

Projeto "Humiverso"
quer transformar
resíduos em fertilizantes

Projeto "Humiverso" quer transformar resíduos em fertilizantes

Criar estações de transformação de resíduos orgânicos em corretivos orgânicos, acompanhado de consultoria, é o grande objetivo do projeto "Humiverso", premiado como melhor "Ideia Empreendedora e Criativa" no âmbito da edição deste ano dos prémios "Espírito Empreendedor".
Desenvolvido por Pedro Santos e Rafael Crisóstomo, ambos naturais da zona da Grande Lisboa mas a residir no Monte da Estrada, o projeto propõe-se a produzir corretivos orgânicos, que são fertilizantes de origem orgânica, "com efeito positivo no crescimento e produtividade das culturas, melhorando as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo".
"Sempre tivemos interesse nesta área da sustentabilidade e da vermicompostagem e vemos uma grande necessidade aqui no concelho", pois em Odemira "há muita necessidade de melhorar a resiliência e a sustentabilidade da agricultura e também de todos os resíduos orgânicos em geral", diz ao "SW" Pedro Santos.
"Somos da área da engenharia e é uma grande oportunidade que temos aqui. Estamos muito gratos de poder conciliar os nossos conhecimentos com as necessidades locais", acrescenta Rafael Crisóstomo.
O projeto "Humiverso" tem como "clientes-alvo" as empresas agrícolas, viveiros, centros de jardinagem, ecoturismos, câmaras municipais e juntas de freguesia, apostando na "descentralização".
"Vamos criar estações localmente, em que os resíduos orgânicos são encaminhados para estas estações e a partir daí são produzidos corretivos orgânicos, que têm boas propriedades para o solo", explica Pedro Santos.
Segundo este responsável, ao invés de existir "uma grande estação para onde vão todos os resíduos, cada produtor fica com a sua pequena estação". "Assim reduzem-se os custos de transporte e os próprios produtores diminuem os seus custos de fertilização", complementa Rafael Crisóstomo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial