O presidente da Junta de São Martinho das Amoreiras (Odemira), Nuno Duarte, considera que a falta de habitação "é, sem dúvida, um dos grandes desafios" que a freguesia vai enfrentar no futuro.
"O aumento dos preços das habitações e das rendas pode ser um entrave ao desenvolvimento da freguesia, que viu a sua população crescer cerca de 4% face aos habitantes existentes em 2011, em contraciclo com a maioria das freguesias do interior", diz Nuno Duarte ao "SW".
Nesse sentido, o autarca argumenta que "só com o aumento da oferta de habitação a custos controlados" é que será possível "fixar jovens e manter o crescimento" populacional dos últimos anos.
"É com este objetivo que, em conjunto com o Município [de Odemira], estamos a tentar encontrar soluções para o aumento da oferta de habitação na freguesia, quer com a requalificação de casa antigas, quer repensando o loteamento existente em Amoreiras-Gare e o tipo de oferta deste, quer procurando adquirir um terreno que permita, nos próximos anos, disponibilizar um novo loteamento na freguesia", conclui.