07h00 - terça, 09/04/2024

Património imaterial de Odemira
promovido em curtas-metragens

Património imaterial de Odemira promovido em curtas-metragens

Promover o património imaterial do concelho de Odemira, através da realização de um conjunto de cinco curtas-metragens de animação, é o grande objetivo do projeto "MIRACONTOS", que a associação Os Piscos está a dinamizar.
A iniciativa, financiada pela Câmara Municipal, visa "a difusão do património imaterial" do concelho, ou seja, os contos partilhados pela tradição oral, "passada de boca em boca", que se perdem "com o tempo" por não serem registadas, explicam ao "SW" Catarina Pisco e Mónica Alves, da associação Os Piscos.
"Apesar disso, o Município de Odemira tem feito vários registos destes contos como é o exemplo do livro A Zorra Berradeira e Outras Histórias", e o projeto "MIRACONTOS" pretende, "de certa forma, expandir ainda mais este conhecimento, utilizando esse livro como referência", observam.
Segundo as duas responsáveis, a ideia do projeto surgiu inspirada nos filmes de animação "A Casa", de Enda Walsh, constituído por três curtas em animação stopmotion de diferentes diretores, e "Os Demónios do Meu Avô", criado por Nuno Beato e que celebra a cultura de Barcelos.
"Quando vimos as candidaturas do [programa] 'Odemira Criativa' questionámo-nos se não seria pertinente criar também algo no cinema de animação com essas duas características: uma curta com diversidade artística, de artistas variados, em volta de adaptações de histórias do município que tomem como inspiração o próprio município e celebrem a sua cultura", contam.
Catarina Pisco e Mónica Alves esclarecem que o projeto prevê a criação de um total de cinco pequenas curtas-metragens de animação, com um máximo de dois minutos de duração cada, "que vão constituir uma única curta-metragem".
Uma delas será desenvolvida em conjunto pelo Agrupamento de Escolas de Milfontes e pelo projeto "Juntos Aprendemos" com o grupo amador Teatro das Galderices, enquanto as restantes quatro serão realizadas pelos autores escolhidos através de um concurso, a decorrer até quinta-feira, 11.
"Pareceu-nos uma forma justa para que todos os autores, que quisessem, pudessem participar. Para além disso, dá-nos a possibilidade de conhecer mais artistas que de outra forma não seria possível", justificam Catarina Pisco e Mónica Alves, acrescentando que cada autor escolhido receberá uma remuneração de 700 euros.
O calendário do projeto "MIRACONTOS" prevê que as cinco curtas-metragens de animação estejam concluídas até dia 10 de agosto.
"No final existirá uma exposição com todo o processo de realização da curta e, se possível, a sua projeção. Iremos ainda participar com a curta-metragem final para festivais de animação", concluem Catarina Pisco e Mónica Alves.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial