07h00 - sexta, 03/05/2024

Alentejo Litoral tem 28 praias com Bandeira Azul

Alentejo Litoral tem 28 praias com Bandeira Azul

Os 130 quilómetros de costa marítima do Alentejo Litoral vão contar, neste ano de 2024, com um total de 28 áreas balneares com Bandeira Azul, símbolo "de qualidade e excelência" que é atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Trata-se de uma redução de duas bandeiras azuis face ao verão de 2023, com o concelho de Odemira a manter-se como aquele que regista o maior número de áreas balneares distinguidas, num total de 11.
Neste concelho, a Bandeira Azul a estar hasteada nas praias costeiras de Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas-Rio e Furnas-Mar (todas na freguesia de Vila Nova de Milfontes), Almograve Norte e Almograve Sul (Longueira/Almograve), Alteirinhos e Carvalhal (São Teotónio) e na praia fluvial da albufeira de Santa Clara (Santa Clara-a-Velha).
Sem Bandeira Azul fica a praia da Zambujeira do Mar, uma das mais procuradas no concelho de Odemira pelos veraneantes nacionais e pelos turistas estrangeiros. De acordo com o presidente da Associação Bandeira Azul, José Archer, tal deve-se o impacto do festival de verão que decorre na localidade na qualidade da água desta área balnear.
Em Grândola, são também 11 as áreas com Bandeira Azul em 2023: Tróia Mar, Tróia Bico das Lulas, Tróia Galé, Atlântica, Comporta, Carvalhal, Pego, Galé Fontaínhas, Aberta Nova, Melides e Marina de Tróia.
Já em Sines, a Bandeira Azul vai estar hasteada nas praias de São Torpes, da Vieirinha-Vale de Figueiros, Grande de Porto Covo e da Ilha do Pessegueiro. Sem esta distinção relativamente a 2023 ficou a praia Vasco da Gama, em Sines.
Finalmente, no concelho de Santiago do Cacém, a Bandeira Azul volta a estar presente nas praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço.
Em 2024 Portugal vai contar um total de 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas.
Uma praia distinguida com Bandeira Azul obedece a vários critérios, entre os quais a qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).
A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia da Fontinha, no Porto Santo, na Madeira, no dia 1 de junho.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 20/05/2024
"Semana Aberta" em
três freguesias de Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta segunda-feira, 20, mais uma edição das "Semanas Abertas nas Freguesias", desta vez nas freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria, e São Luís.
07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Incubadora de
empresas "abre
portas" em Sabóia
Depois de décadas a transformar cereais em farinha, a Moagem de Sabóia vai agora "albergar" novas iniciativas empresarias que se queiram instalar nesta localidade do interior do concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Semana da Reabilitação
Urbana em Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta sexta-feira, 17, a Semana da Reabilitação Urbana, dinamizada no âmbito do programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação Urbana, que agrupa um conjunto de incentivos à reabilitação do património edificado.
07h00 - sexta, 17/05/2024
Presidente da CACO:
"Há falta de valorização
do trabalho artesanal"
Presidente da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira há um ano, Mariana Dias Coutinho faz ao "SW" um balanço do seu mandato e revela alguns dos projetos que a instituição tem em curso ou pretende lançar.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial