09h37 - quinta, 14/12/2017

Futuro está na Educação


Carlos Pinto
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém prepara-se para colocar no terreno o projecto "Insucesso Zero | Igualdade na Educação" [ver página 6 desta edição do "SW"]. Com três anos de duração e apoio comunitário garantido, trata-se de uma iniciativa que visa, entre outros objectivos, combater o insucesso escolar. Esta não é, felizmente, uma acção isolada no Alentejo Litoral: veja-se o exemplo de Odemira, onde o Município local tem o projecto ODETE – Odemira Território Educativo há muito no terreno, com visíveis ganhos em áreas como os resultados finais obtidos pelos alunos ou em matéria de apoios sociais concedidos a quem mais deles necessita.
Estes dois casos concretos ilustram com perfeição a preocupação que existe actualmente com a Educação. Uma preocupação, assinale-se, mais que justificada, uma vez que é por esta área que passa(rá) grande parte do nosso futuro: tanto individual como colectivo.
Por muito que se fale (e bem) em economia, empreendedorismo ou coesão social nos dias que correm, há um pilar essencial (e transversal) a tudo isto: a Educação. Porque é este o ponto de partida para qualquer projecto que se queira construir com "cabeça, tronco e membros". Afinal, a Educação é essencial para formar os Homens que queremos ter no futuro, capacitados técnica e humanamente para abrir novos horizontes de desenvolvimento e tirar partido do manancial de potencialidades que esta(s) terra(s) à beira do Atlântico possuem.
Apostar na Educação é investir. Mas não se trata de um investimento cego e sequer sem possibilidades de retorno. Investir na Educação é garantir que o futuro será melhor que presente. Muito melhor que aquilo que o presente já é em relação ao passado. O futuro está na Educação. A quem faz por isso… Parabéns!

Orçamento Participativo
A cidadania também advém da Educação. Por isso mesmo, é de enaltecer a aposta (e o esforço) continuado que a Câmara Municipal de Odemira tem vindo a fazer nesse sentido com o projecto "Orçamento Participativo". Uma iniciativa que, seguramente, tem feito muitos odemirenses olharem de outra forma para as suas aldeias e vilas, ao mesmo tempo que tem contribuído para o desenvolvimento do concelho.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial