15h54 - quinta, 29/11/2018

Uma aposta que vale a pena


Carlos Pinto
Odemira foi reconhecido esta semana como "Município Amigo do Desporto". Uma distinção atribuída pela plataforma "Cidade Social" e que reconhece as boas práticas e o trabalho desenvolvido pela autarquia local na área do Desporto e na promoção da actividade física, seja através da promoção e dinamização da prática desportiva no concelho, seja pela diversidade de instalações desportivas colocadas à disposição dos munícipes, pelos eventos que organiza, pela promoção do desporto adaptado ou pelo apoio aos clubes [ver notícia na página 13 desta edição].
Em suma, a plataforma "Cidade Social" acaba por reconhecer aquela que tem sido uma estratégia seguida desde há anos pelo Município odemirense, em que o Desporto é encarado como algo muito mais lato e amplo, numa visão que extravasa o clubismo e que vai além da mera competição.
Ora esta parece-nos uma aposta acertada e que, seguramente, proporcionará colher bons frutos no futuro a curto-médio prazo. Porque o Desporto é muito mais que a prática de determinada modalidade ou a conquista de determinado resultado desportivo. O Desporto vai para além de vitórias e derrotas. É muito mais que as taças e as medalhas que se conquistam. O Desporto é uma escola de vida, onde se incutem valores e princípios, onde se valoriza o trabalho de equipa (mesmo quando se compete individualmente), onde se aprende a importância de seguir normas e regras, onde se promove a camaradagem, a entreajuda e o espírito de sacrifício.
Tudo isto são pilares essenciais na formação de uma comunidade mais justa e mais solidária e na construção de uma sociedade onde a igualdade e a coesão social estejam na linha da frente das prioridades. Apostar no Desporto é apostar no futuro. E por isso o Município de Odemira merece todos os elogios (e os parabéns) pela opção que assumiu.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival da Justiça e Liberdade
para celebrar Abril em Odemira
Música, cultura local, exposições e debates, teatro, cinema, poesia, desporto e animação de rua são alguns dos destaques do programa Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade, que a Câmara de Odemira vai promover, entre os dias 13 e 28 de abril, para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Exposição em Grândola
mostra oposição
estudantil à ditadura
"Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)" é o título da exposição que está patente em Grândola (Setúbal), até 27 de abril, divulgou a câmara.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 25/03/2024
Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Dr.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial