14h53 - quinta, 12/03/2020

O bom exemplo de Odemira


Carlos Pinto
n A secretária de Estado para a Integração e as Migrações esteve no final da passada semana no concelho de Odemira e não poupou nos elogios ao trabalho realizado localmente, pela autarquia e por diversas instituições parceiras, em prol da integração de cidadãos migrantes.
Cláudia Pereira passou pelo Agrupamento de Escolas de São Teotónio e ainda por uma herdade agrícola, espaços onde observou in loco o "grande esforço" que tem sido feito em Odemira "por manter a harmonia social num concelho onde um quarto da população é estrangeira", como refere em entrevista ao "SW" [ver página 7]. A governante vai mais longe e diz mesmo ter ficado impressionada com muito daquilo que viu, daí Odemira ter sido convidado para ser "um 'concelho-piloto' de integração", dadas "as suas boas práticas".
Estas palavras, proferidas por uma voz externa ao concelho mas atenta àquelas que são as exigências associadas a estas matérias, atestam, de facto, que o caminho percorrido por Odemira em termos de integração de migrantes tem sido o mais adequado. Ainda assim, não tem sido um percurso fácil (bem pelo contrário), faltando dar muitos passos rumo a uma integração total de todos aqueles que chegam ao território provenientes de outras latitudes.
Sabemos que este é um trabalho complexo, moroso, por vezes sem resultados imediatos. Mas é um trabalho necessário e premente, que tem de ser compreendido, aceite e realizado por todos (entidades, empresas, cidadãos locais e estrangeiros) e não apenas por algumas das partes. Se assim for, será mais fácil alcançar os resultados desejados perante uma realidade incontornável: os migrantes vieram mesmo para ficar!

2. O surto de coronavírus tem sido o tema dos últimos dias em Portugal. O caso é grave e exige ponderação e cautela. Por isso mesmo, mais que perorar sobre o assunto, a mensagem essencial a passar é que todos tomem as devidas medidas de precaução e sigam à risca as recomendações da Direcção Geral de Saúde. Pela sua saúde e para o bem de todos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival da Justiça e Liberdade
para celebrar Abril em Odemira
Música, cultura local, exposições e debates, teatro, cinema, poesia, desporto e animação de rua são alguns dos destaques do programa Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade, que a Câmara de Odemira vai promover, entre os dias 13 e 28 de abril, para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
07h00 - quinta, 28/03/2024
Exposição em Grândola
mostra oposição
estudantil à ditadura
"Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)" é o título da exposição que está patente em Grândola (Setúbal), até 27 de abril, divulgou a câmara.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 25/03/2024
Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Dr.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial