07h00 - quinta, 24/10/2019

Sines premeia alunos
em concurso de ambiente

Sines premeia alunos em concurso de ambiente

Três equipas da Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA) foram premiadas no âmbito do concurso de ideias "Ciência e Tecnologia ao Serviço do Ambiente", promovido pela Câmara de Sines. Os prémios foram entregues nesta segunda-feira, 21.
A competição decorreu no âmbito do Programa de Educação Ambiental (PEA) 2018-2019, sendo que o primeiro lugar do concurso foi atribuído à equipa "Energy4life", formada pelos alunos Danilo Augusto, Diogo Francisco, Gonçalo Pena, João Madruga e Rodrigo Aramayo, do curso de Manutenção.
"A equipa apresentou o projecto de um espaço de convívio multi-funcional com soluções de energia solar (painel solar) e motriz (bicicleta) para carregar a bateria diferentes dispositivos electrónicos", revela a autarquia em comunicado.
Em segundo lugar ficou o projecto "Presstrash", apresentado por cinco alunos também do curso de Manutenção (Daniel Alvarenga, Diogo Candeias, Guilherme Pereira, Gwenael Kerdilès e Pedro Boque) e que visiva a construção de "ecopontos 'inteligentes', com sistema de compressão integrado, trancas automáticas e inserção harmoniosa no espaço público".
Já o projecto classificado em terceiro lugar, "Step-on-it", foi apresentado por Aurora Santos, Alexandre Batista, João Santos e Pedro Santos, alunos do curso de Electrónica, que "conceberam a ideia de construir pisos com placas de energia capazes de carregar telemóveis".
Na cerimónia de entrega dos prémios, a vereadora do Ambiente da Câmara de Sines, Paula Ledo, destacou o objectivo alcançado de estimular os jovens a encontrarem na ciência e na tecnologia "valiosos instrumentos para a criação de recursos que proporcionem uma melhoria na qualidade do ambiente, devendo atentar-se, desde logo, as questões observadas a nível local".
Ao todo, foi entregue o valor total de 3.500 euros dos prémios monetários, que será aplicado em actividade a proporcionar a todos os alunos de acordo com o proposto pelas equipas.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".
07h00 - terça, 16/04/2024
Sines recorda
José Afonso neste
mês de abril
O Centro de Artes de Sines vai recordar, neste mês de abril, Zeca Afonso com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Fundo de Transição
Justa para o Alentejo
Litoral já tem site
O Fundo de Transição Justa para o Alentejo Litoral tem uma nova página oficial na Internet, em www.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial