07h00 - quinta, 31/10/2019

Odemira vai celebrar
"Dias de Interculturalidade"

Odemira vai celebrar "Dias de Interculturalidade"

Enaltecer a diversidade cultural existente no concelho de Odemira e promover o convívio entre cidadãos migrantes e a comunidade local são alguns dos objectivos dos "Dias da Interculturalidade", que arrancam neste sábado, 2 de Novembro. A iniciativa, que se prolonga até ao dia 10 de Novembro (domingo), resulta de uma parceria entre a Câmara de Odemira e diversas entidades locais, no âmbito do "Odemira Integra+: Plano Municipal para a Integração dos Migrantes".
De acordo com a vereadora responsável pela área social na Câmara de Odemira, os "Dias da Interculturalidade" visam "promover o convívio entre cidadãos migrantes e a comunidade local e sensibilizar para riqueza da interculturalidade, com a troca de experiências e a partilha de saberes, fomentando o contacto entre diferentes culturas". Tudo enquadrado pelo trabalho que Município e parceiros têm desenvolvido nesta área, no sentido de tornar o concelho de Odemira num "território mais inclusivo".
"Este é um trabalho sempre inacabado dada a multiplicidade de aspectos que a permanência de migrantes implica, ou não fossem os impactos das migrações um problema social complexo", vinca Deolinda Seno Luís ao "SW".
Nesse sentido, continua a autarca, o "'Odemira Integra+' tem, à escala dos recursos locais, feito o que está ao alcance das entidades públicas e privadas concelhias e regionais, intervindo em diversas áreas como a Educação, Saúde, Cultura, Empreendedorismo, Empregabilidade, Cidadania e questões linguísticas, entre outras".
"Fazemo-lo numa perspectiva de que quem chega tem de conhecer as regras e a cultura local para se poder integrar no respeito para com quem acolhe e que, quem recebe, precisa conhecer a 'história" que os que cá chegam carregam para que os possam compreender e aceitar, numa perspetiva humanista", explica.
Porém, Deolinda Seno Luís reconhece que o caminho a percorrer ainda é longo e que "são vários os desafios" que se colocam no futuro "face à dimensão tão expressiva da presença migrante no concelho de Odemira", nomeadamente no plano do reforço dos serviços públicos e em questões como a legalidade e o respeito pela habitabilidade condigna, a emergência de comportamentos e atitudes xenófobas, ou o respeito pelo património ambiental.
"Estes são alguns exemplos que nos preocupam enquanto governantes e sentidos pela nossa população, sendo que a maioria destas mudanças ultrapassam as competências locais e exigem a intervenção da administração central", advoga Deolinda Seno Luís.

Muitas actividades
Os "Dias da Interculturalidade" arrancam no sábado, 2, com a comemoração da interculturalidade pelo movimento associativo. As actividades vão decorrer no Centro Sócio-cultural de São Miguel (freguesia de São Teotónio) e incluem jogos desportivos, um almoço com pratos portugueses e tailandeses, e uma "Tarde Cultural".
Na quarta-feira, 6, o Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, recebe uma série de actividades dirigidas à comunidade escolar, enquanto na sexta-feira, 8, a partir das 9h00, decorre no cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, o Encontro Inter-plataformas do Alentejo Litoral e Península de Setúbal, subordinado ao tema "Pensar Intercultural: Gentes e Cenários". Na sessão de abertura vão estar o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, e o director da Segurança Social de Beja, Sérgio Fernandes.
Finalmente, para sábado, 9, a partir das 15h00, estão previstas sessões gratuitas de capoeira e yoga no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes.
No âmbito dos "Dias da Interculturalidade" será dinamizado, entre quinta-feira e domingo, 7 a 10, um ciclo de cinema documental dedicado à interculturalidade, com sessões em Odemira, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 22/10/2020
Festivais Sudoeste
e Músicas do Mundo
recebem prémio
Os festivais Meo Sudoeste e Músicas do Mundo de Sines (FMM) foram galardoados durante a quinta edição dos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), cuja cerimónia se realizou no domingo, 18, em formato online.
07h00 - quinta, 22/10/2020
António Camilo admite propôr
alienação do salão de festas
dos Bombeiros de Odemira
António Camilo admite a possibilidade de vir a propôr que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Odemira possa alienar o seu salão de festas para garantir as receitas necessárias à requalificação do seu quartel ou de outros investimentos na operação, se tal vier a ser necessário.
07h00 - quarta, 21/10/2020
Caçadores de São Teotónio
apresentam preocupações
Representantes das sete associações de caçadores da freguesia de São Teotónio (Odemira) reuniram a 10 de Outubro com o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, onde apresentaram as suas preocupações relativamente ao momento que o sector enfrenta.
07h00 - segunda, 19/10/2020
Odemira exige reposição
das freguesias ao Governo
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por maioria, uma moção apresentada pela bancada da CDU onde é exigida ao Governo a reposição das freguesias extintas em 2013.
08h00 - sexta, 16/10/2020
"Bombeiros de Odemira têm hoje quadro funcional mais favorável"
Reeleito no final de Setembro para novo mandato como presidente dos Bombeiros de Odemira, António Camilo revela em entrevista ao "SW" (no dia seguinte ao 85º aniversário da instituição) as prioridades que tem definidas e as dificuldades com que a corporação continua a viver no dia-a-dia.

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial