07h00 - sexta, 17/01/2020

Deputados do PS criam
grupo "pró-Alentejo"

Deputados do PS criam grupo "pró-Alentejo"

Um grupo de oito deputados do PS eleitos pelos círculos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal (onde se incluem as deputadas que são oriundas de concelhos do Alentejo Litoral) formaram no seio do grupo parlamentar socialista na Assembleia da República um grupo informal "pró-Alentejo".
"Esta ideia surgiu na constatação de termos pela primeira vez na Assembleia da República um grupo de oito deputados eleitos pelo PS oriundos dos 'vários cantos' do Alentejo", explica ao "SW" a deputada Telma Guerreiro, eleita pelo distrito de Beja.
Nesse sentido, à parlamentar natural de Odemira juntam-se neste grupo os deputados "pró-Alentejo" Pedro do Carmo (também eleito por Beja), Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho (eleitos por Évora), Luís Testa e Ricardo Pinheiro (eleitos por Portalegre, Clarisse Campos e Sofia Araújo (eleitas por Setúbal e ambas oriundas de concelhos do Litoral Alentejano).
São estes os deputados que, através deste grupo informal, irão tentar reforçar o "peso politico" do Alentejo no seio da Assembleia da República e criar condições para tornar mais eficaz a intervenção parlamentar em prol dos círculos eleitorais que representam. Além do mais, os deputados alentejanos eleitos pelo PS são em número superior ao de seis partidos com representação parlamentar (CDS, PAN, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e Livre).
"Estas duas razões foram muito claras para a possibilidade de termos um peso político do Alentejo no seio da Assembleia da República e criar condições para tornar mais eficaz a intervenção parlamentar em prol dos círculos eleitorais que representam", sublinha Telma Guerreiro.
De acordo com a deputada, "além do apoio e da solidariedade entre colegas", este novo grupo permitirá aos parlamentares alentejanos "partilhar preocupações, acções e lutas". Nesse sentido, adianta, o grupo "pretende lançar encontros temáticos nos diferentes distritos envolvidos", para ouvir os cidadãos e definir as "áreas prioritárias conjuntas".
"Nas nossas prioridades estarão como ponto de partida os temas da Saúde, das acessibilidades, das alterações climáticas e da demografia. Outros temas e prioridades por certo se vão juntar neste caminho que reforçaremos juntos, com a comunidade que nos elegeu", conclui Telma Guerreiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Apreendidos quase
50 quilos de crustáceos
na Costa Vicentina
O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) apreendeu 49,7 quilos de crustáceos e levantou sete autos de notícia em operações de fiscalização a mariscadores no Parque Natural da Costa Vicentina.
07h00 - terça, 09/04/2024
Património imaterial de Odemira
promovido em curtas-metragens
Promover o património imaterial do concelho de Odemira, através da realização de um conjunto de cinco curtas-metragens de animação, é o grande objetivo do projeto "MIRACONTOS", que a associação Os Piscos está a dinamizar.
07h00 - terça, 09/04/2024
Praia de Milfontes
vai a Albernoa nas
"meias" da Taça
O Praia de Milfontes vai deslocar-se ao campo do FC Albernoense nas meias-finais da Taça do Distrito de Beja, agendadas para as 16h00 de dia 5 de maio (domingo).

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial