08h00 - terça, 12/05/2020

Odemira com quatro nomeados
a "Maravilhas da Cultura Popular"

Odemira com quatro nomeados a "Maravilhas da Cultura Popular"

São quatro os patrimónios nomeados que o concelho de Odemira tem na edição das "7 Maravilhas-Cultura Popular", que vai decorrer neste ano de 2020. As candidaturas foram apresentadas pela Câmara Municipal, tendo sido nomeados o cante ao baldão acompanhado de viola campaniça (categoria "Músicas e Danças"), a viola campaniça ("Artefactos"), a pesca artesanal no Litoral Alentejano ("Rituais e Costumes") e a FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira ("Festas e Feiras").
Em comunicado, a Câmara de Odemira explica que o objectivo das "7 Maravilhas da Cultura Popular" passa "por evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial do nosso país, destacando e promovendo as tradições de todas as regiões".
O concurso é organizado em sete categorias distintas ("Artesanato", "Lendas e Mitos", "Festas e Feiras", "Músicas e Danças", "Rituais e Costumes", "Procissões e Romarias", e "Artefactos"), sendo que a organização recebeu 504 candidaturas, avaliadas posteriormente pelo conselho científico, que atribuiu o selo a 471 nomeados.
Os resultados da avaliação serão conhecidos a 7 de Junho, com o painel de especialistas da iniciativa, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elegerá sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respectivas eliminatórias regionais.
Recorde-se que a participação de Odemira no concurso das "7 Maravilhas da Cultura Popular" segue-se às suas anteriores presenças nas "7 Maravilhas" (Maravilhas Naturais de Portugal, As Melhores Praias de Portugal, Aldeias de Portugal, 7 Maravilhas à Mesa, 7 Maravilhas Doces de Portugal), "que têm promovido o concelho de Odemira e o seu património natural e cultural a nível nacional e também internacional".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

08h00 - sábado, 04/07/2020
Militares da GNR de Odemira
e Milfontes condenados por agressões
Os cinco militares da GNR de Odemira e de Milfontes foram considerados culpados no caso em que eram acusados, entre outros crimes, de agredirem dois imigrantes na zona do Almograve em Outubro de 2018.
07h00 - sexta, 03/07/2020
Participação de crimes
aumenta no Alentejo Litoral
A participação de crimes aumentou no Alentejo Litoral em 2019 face ao ano anterior, revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2019, aprovado na passada semana pelo Conselho Superior de Segurança Interna.
12h48 - terça, 30/06/2020
Candidato único
à Federação do PS
do Baixo Alentejo
Nelson Brito, actual presidente da Câmara de Aljustrel, vai ser o único candidato à presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS nas eleições agendadas para o próximo dia 17 de Julho, depois de Hélder Guerreiro, ex-vice-presidente da Câmara de Odemira e actual vogal-executivo do Alentejo 2020, ter abdicado da sua candidatura.
07h00 - terça, 30/06/2020
BE defende "automatização" da
tarifa social da água em Odemira
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, na sexta-feira, 26, por proposta do Bloco de Esquerda (BE), uma recomendação à Câmara Municipal para que torne automática a atribuição da tarifa social da água e resíduos, através dos mecanismos previstos para o efeito, dispensando a apresentação de requerimento.
07h00 - terça, 30/06/2020
Fase de apresentação
de propostas ao OP
de Odemira termina
Termina nesta terça-feira, 30 de Junho, a fase de apresentação de propostas ao "Orçamento Participativo" (OP) de 2020 da Câmara de Odemira, que este ano é totalmente desmaterializado e dedicado ao tema "Ambiente e Alterações Climáticas".

Data: 03/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial