07h00 - terça, 04/08/2020

Resposta à Covid-19
em Odemira elogiada

Resposta à Covid-19 em Odemira elogiada

A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por maioria, na sessão realizada a 15 de Junho, uma moção apresentada pelos eleitos do PS, onde se e elogia congratula a resposta que o Município local, as juntas de freguesia e as instituições sociais (IPSS) do concelho e os profissionais de saúde deram na resposta à pandemia da Covid-19.
Na moção, enviada ao "SW", os socialistas lembram que "a grave situação pandémica que assombrou o país e o mundo, com forte impacto em inícios do mês de Março, deixou-nos a todos sem chão numa altura em que, sobretudo Portugal, prosperava".
Segundo o PS, este quadro, associado à "realidade migratória" do concelho, deixava antever "uma situação de contágio bastante agravada" no seu território. "Mas a verdade é que uma rápida e pronta organização e operacionalização de meios físicos e humanos permitiram actuar desde a primeira hora ao primeiro sinal de alarme no nosso concelho, ocorrido na freguesia de São Teotónio".
Por isso mesmo, a moção do PS elogia, desde logo, "o papel do Município de Odemira desde a primeira hora na apresentação de um conjunto de medidas de apoio às famílias, aos pequenos empresários e às instituições de solidariedade social, que ultrapassam o montante de dois milhões de euros".
Também "o trabalho incansável" das juntas de freguesia nesta fase é elogiado na moção apresentada pelo PS. "Num período de vulnerabilidade como o que vivemos, são a primeira porta a quem o cidadão recorre quando, por força desta situação, os rendimentos diminuíram ou desapareceram pela precária situação laboral que já tinham", sustenta o documento, que acrescenta: "Com famílias inteiras em casa, centros de dia fechados, escolas fechadas e transportes públicos suprimidos, foi necessário garantir que os bens essenciais chegavam aos lares destas famílias".
Na moção, os socialistas congratulam igualmente o desempenho das IPSS locais "no apoio aos mais necessitados", assim como a resposta dada pelo "deficitário serviço de saúde que serve" o concelho.
"Temos que enaltecer a entrega dos nossos profissionais e o amor à profissão. Sem eles, grande parte da resposta dada em saúde não teria sido possível", frisam os socialistas, que reforçam: "mesmo com todas as difíceis contingências locais, sobejamente conhecidas de todos nós, mesmo sem reforços que se esperavam, e com sérias dificuldades ao nível dos recursos técnicos e humanos, os profissionais de saúde do nosso concelho têm estado à altura da resposta que se impõe e têm 'vestido a camisola' com um incansável espírito de missão e dedicação, certamente colocando em, primeiro lugar a nossa comunidade em detrimento das suas famílias".
Finalmente, a moção apresentada pelos eleitos do PS congratula ainda as farmácias e o pequeno comércio local, "que asseguraram sempre o fornecimento de medicamentos e bens essenciais às famílias", assim como todas as pessoas e empresas que "têm doado verbas, bens alimentares e refeições, bem como material de protecção e desinfecção aos nossos profissionais que estão diariamente no terreno no apoio aos mais vulneráveis".
Os socialistas terminam a moção lembrando que o momento "que vivemos está longe do seu fim", tendo a convicção que "juntos sairemos mais fortes deste desafio à humanidade" e apelando à "adopção de comportamentos responsáveis e respeito pelas normas e recomendações do Governo e da Direcção Geral de Saúde".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 30/09/2020
Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial