07h00 - quarta, 12/08/2020

Campanha de rega a partir
do Monte da Rocha cancelada

Campanha de rega a partir do Monte da Rocha cancelada

A campanha de rega deste ano a partir da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, foi cancelada devido à seca, o que afectou três mil hectares, revela o director-adjunto da associação de regantes.
"Actualmente, toda a água que existe na albufeira está reservada para abastecimento público. Na nossa zona ficam 3.000 hectares por regar e é uma situação que afecta muitas pessoas", referie ao "SW" o director-adjunto da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), Ilídio Martins.
Segundo o responsável da associação, com sede em Alvalade-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, e que gere a albufeira do Monte da Rocha, o volume de armazenamento da barragem estava na passada sexta-feira, 7, em 9,4% da sua capacidade total.
"Há um conjunto de agricultores e famílias que tiveram que optar por outras alternativas, de agricultura de sequeiro, que é muito mais pobre, e vão sobrevivendo à espera do próximo ano", conta Ilídio Martins.
Desta forma, acrescenta, nos 3.000 hectares de regadio existentes no perímetro da albufeira do Monte da Rocha "ficaram por fazer culturas de milho, de tomate, algum arroz e pastagens".
Esta realidade leva o director-adjunto da ARBCAS a defender que a ligação do Alqueva ao Monte da Rocha, através da albufeira do Roxo, anunciada pelo Governo para 2022, avance "o mais rápido possível" devido à seca que atinge a zona sul do distrito de Beja.
"O projecto já devia estar concretizado", diz Ilídio Martins, acrescentando que, "dada a urgência de necessidade de água no sul do Alentejo", esta empreitada "devia avançar com mais velocidade".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

09h52 - sexta, 18/09/2020
Comandante dos Bombeiros de
Odemira ferido com gravidade
após despiste de viatura
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira ficou ferido com gravidade nesta sexta-feira, 18, na sequência do despiste de uma viatura da corporação perto de Boavista dos Pinheiros, tendo sido transportado no helicóptero do INEM para o Hospital do Barlavento, em Portimão.
07h00 - sexta, 18/09/2020
Odemirense e Milfontes
contra início "precoce"
da temporada 20-21
O Odemirense e o Praia de Milfontes são dois dos sete clubes subscritores de uma tomada de posição entregue à Associação de Futebol de Beja (AFBeja), onde é criticado o arranque dos campeonatos distritais, nomeadamente o da 1ª divisão, previsto para o próximo dia 18 de Outubro.
07h00 - sexta, 18/09/2020
Vice-presidente da Câmara: "Odemira é um destino de qualidade"
Em entrevista ao "SW", o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso, faz um balanço "bastante positivo" do Verão no concelho, considerando que a época balnear de 2020 ajudou Odemira a afirmar-se como "um destino de qualidade".
07h00 - sexta, 18/09/2020
Verão foi "um sucesso" no concelho de Odemira
Apesar de já estarmos na segunda quinzena de Setembro, a cozinha do restaurante "Costa Alentejana", no centro da Zambujeira do Mar, não pára.
07h00 - quinta, 17/09/2020
Novo Centro Escolar de
São Teotónio abre portas
O novo Centro Escolar de São Teotónio, que representou um investimento de 1,7 milhões por parte da Câmara de Odemira, abre nesta quinta-feira, 17, no arranque do novo ano lectivo de 2020-2021.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial