07h00 - quinta, 24/09/2020

Novo sistema de tratamento
de esgotos na Comporta

Novo sistema de tratamento de esgotos na Comporta

A localidade da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, vai ter um novo sistema de pré-tratamento de esgotos, sendo que a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) local permitirá reaproveitar águas.
O novo Sistema de Tratamento de Águas Residuais (SAR) da Comporta foi visitado esta semana pelo presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, sendo que a obra deve estar concluída no primeiro semestre de 2021.
A empreitada, promovida pela empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), está avaliada em quase 2,9 milhões de euros, tendo sido financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR).
O novo SAR da Comporta inclui uma estação elevatória (que entrou em funções esta semana), um sistema interceptor, de transporte de efluentes para a ETAR, e uma ETAR.
As novas instalações estão dimensionadas para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 2.500 habitantes, podendo aumentar para mais de 5.000 habitantes.
Quando a ETAR estiver concluída, as águas residuais, depois do seu tratamento, vão ser reutilizadas em sistemas de rega na floresta da zona, num projecto "pioneiro no Alentejo".
A construção do SAR da Comporta "é um motivo de grande satisfação para todo o Município de Alcácer, sendo também a concretização de um compromisso do executivo municipal e do próprio presidente da Câmara", sublinha Vítor Proença, acrescentando que se deu "um passo muito grande na defesa do ambiente, com a entrada em funcionamento do sistema de pré-tratamento dos esgotos da Comporta".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 26/10/2020
Odemirense entrou
em campo com
apenas sete atletas
Depois da falta de comparência no jogo da primeira jornada, o Odemirense entrou em campo com apenas sete jogadores neste domingo, 25, na partida da segunda jornada da 1ª divisão distrital de Beja contra a equipa da União Serpense.
07h00 - quinta, 22/10/2020
Festivais Sudoeste
e Músicas do Mundo
recebem prémio
Os festivais Meo Sudoeste e Músicas do Mundo de Sines (FMM) foram galardoados durante a quinta edição dos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), cuja cerimónia se realizou no domingo, 18, em formato online.
07h00 - quinta, 22/10/2020
António Camilo admite propôr
alienação do salão de festas
dos Bombeiros de Odemira
António Camilo admite a possibilidade de vir a propôr que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Odemira possa alienar o seu salão de festas para garantir as receitas necessárias à requalificação do seu quartel ou de outros investimentos na operação, se tal vier a ser necessário.
07h00 - quarta, 21/10/2020
Caçadores de São Teotónio
apresentam preocupações
Representantes das sete associações de caçadores da freguesia de São Teotónio (Odemira) reuniram a 10 de Outubro com o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, onde apresentaram as suas preocupações relativamente ao momento que o sector enfrenta.
07h00 - segunda, 19/10/2020
Odemira exige reposição
das freguesias ao Governo
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por maioria, uma moção apresentada pela bancada da CDU onde é exigida ao Governo a reposição das freguesias extintas em 2013.

Data: 16/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial