07h00 - terça, 13/10/2020

Autarcas escolhem novo
presidente da CCDR do Alentejo

Autarcas escolhem novo presidente da CCDR do Alentejo

António Ceia da Silva ou Roberto Grilo: um deles vai liderar a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo nos próximos quatro anos. As eleições estão previstas para esta terça-feira, 13 de Outubro, e a decisão cabe aos 1263 autarcas que compõem o colégio eleitoral, que inclui todos os presidentes de câmara, vereadores (com ou sem pelouro atribuído) e eleitos nas assembleias municipais (incluindo os presidentes de junta de freguesia).
Ceia da Silva, de 57 anos e actual presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, foi o primeiro a avançar com uma candidatura à presidência da CCDR do Alentejo, contando com o apoio das estruturas federativas do PS do Baixo Alentejo, de Évora e de Portalegre.
A sua candidatura, diz, surge "com o sentido de servir" a região, esperando contar "com o apoio de todos os autarcas, independentemente das suas opções partidárias".
"Este é um projecto por uma região e que pensa no Alentejo como um todo", argumenta Ceia da Silva, para quem as CCDR "têm de ter uma filosofia e uma intervenção diferente, têm que ser órgãos de coordenação política regional, que criem dinâmicas regionais e tenham uma forte ligação à componente do desenvolvimento económico da região".
"E há grandes projectos que temos em conjunto e que estão há anos para serem desenvolvidos", sendo necessário que "lutemos todos juntos para que possam ser materializados", defende Ceia da Silva, dando como exemplo "a electrificação da linha ferroviária até ao Baixo Alentejo, o acesso ao aeroporto de Beja, a ligação do Poceirão ao Caia ou a ligação à A23".
Na "corrida" pela presidência da CCDR do Alentejo para os próximos quatro anos surge igualmente o economista Roberto Grilo, de 48 anos e que lidera este organismo desde 2015, por nomeação do então Governo PSD/CDS-PP.
Segundo Roberto Grilo, a sua candidatura nasce por "imperativos de consciência", por considerar que pode ser "útil" ao território, por contar com "incentivos muito fortes"por parte da comunidade alentejana e ter apoios de todos os quadrantes políticos.
"O motivo principal [da minha candidatura] é a convicção de que posso ser útil ao território, no âmbito das competências da CCDR do Alentejo, para além dos incentivos muito fortes da comunidade alentejana, em especial dos autarcas, de todos os partidos e forças independentes", diz.
Roberto Grilo afirma ainda que o facto de ser militante do PSD não afecta a sua candidatura.
"O meu trabalho nos últimos cinco anos e o apoio transversal a todos os partidos de que beneficio é o melhor garante de que a minha candidatura é independente, aliás, é a única candidatura independente em todo o território nacional nestas eleições", afiança.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Apreendidos quase
50 quilos de crustáceos
na Costa Vicentina
O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) apreendeu 49,7 quilos de crustáceos e levantou sete autos de notícia em operações de fiscalização a mariscadores no Parque Natural da Costa Vicentina.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial