07h00 - quarta, 21/10/2020

Caçadores de São Teotónio
apresentam preocupações

Caçadores de São Teotónio apresentam preocupações

Representantes das sete associações de caçadores da freguesia de São Teotónio (Odemira) reuniram a 10 de Outubro com o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, onde apresentaram as suas preocupações relativamente ao momento que o sector enfrenta.
O encontro foi promovido pela Junta de Freguesia local, tendo contado com a presença do seu presidente, Dário Guerreiro, e também do vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso, que preside ao Conselho Cinegético Municipal.
Questões como a "seca extrema", que tem implicações fortes na alimentações e abeberamento das espécies cinegéticas, assim como o crescente número das populações de predadores, nomeadamente javalis e pegas-azuis, a "falta de monitorização" por parte da tutela e das entidades competentes ou os constrangimentos financeiros causados pela actual pandemia foram algumas das preocupações levantadas pelos caçadores durante a reunião com o deputado socialista, que preside à Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar na Assembleia da República.
Em declarações ao "SW", Pedro do Carmo elogia a atitude "pró-activa" das associações, sublinhando que estas manifestaram no encontro disponibilidade para dar "o seu próprio contributo para continuar a actividade cinegética e para manter o equilíbrio dos eco-sistemas".
Segundo o deputado do PS, durante a reunião "ficaram lançados alguns projectos e algumas ideias", nomeadamente "fazer um levantamento – associação a associação – dos prejuízos e de todos os constrangimentos" sentidos.
"Depois será elaborado um documento de preservação e de contributo para o equilíbrio do eco-sistema e de preservação da biodiversidade. Um documento que será discutido e analisado no Conselho Cinegético Municipal e, se caso disso, entregue a outros conselhos municipais", acrescenta.
Pedro do Carmo adianta que, posteriormente, este documento será apresentado na Assembleia da República, através da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, "para que estas associações sejam ouvidas e todos os partidos possam perceber a realidade local e dar o seu contributo com base neste documento, que quer defender a natureza e o meio-ambiente, quer preservar a biodiversidade e quer que haja um equilíbrio no eco-sistema".
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, que promoveu a reunião entre os caçadores e o deputado do PS, o objectivo é que este documento esteja pronto "até final do ano", apresentando "uma visão pela positiva" do sector e que possa "capacitar e reforçar o trabalho que as associações de caçadores desempenham no território".
Na prática, afiança Dário Guerreiro ao "SW", a Junta de Freguesia pretende manter um "trabalho de proximidade" e de "conjunto" com as associações de caçadores locais, admitindo que este processo possa dar início a um projecto-piloto de promoção do sector ao qual se poderão juntar outras entidades, nomeadamente a Câmara de Odemira.
Um projecto em que a Junta de Freguesia está disponível para "investir financeiramente" na criação de condições para a salvaguarda das espécies e da preservação da biodiversidade, além da criação, em conjunto com as associações de caçadores, de um guia de boas práticas para o sector, acrescenta o autarca socialista de São Teotónio.
Na opinião de Dário Guerreiro, a caça "é um sector muito importante nestes territórios mais rurais", tanto "no plano económico" como "a nível cultural".
"Se não fossem os caçadores e as associações de caça muitas destas espécies já estavam extintas ou em vias de extinção. Porque são eles que alimentam os animais, que vão meter água nos bebedouros ou que limpam fontes e charcas. Mas também fazem asseiros, limpam terrenos e caminhos… Se não fosse isso, então é que era o abandono total do mundo rural. Os caçadores, hoje em dia, são quase os 'guardiões' do Mundo Rural e das espécies cinegéticas desta região", enfatiza o presidente da Junta de São Teotónio.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial