07h00 - quarta, 10/03/2021

Santiago do Cacém pode receber
parque de baterias da Tesla

Santiago do Cacém pode receber parque de baterias da Tesla

A empresa Sunshining, propriedade do grupo luso-espanhol Prosolia, pretende criar no concelho de Santiago do Cacém a maior central fotovoltaica de Portugal e um dos maiores parques de baterias da Europa, num investimento que pode chegar aos 1.000 milhões de euros.
Segundo adiantou o semanário "Expresso", trata-se do "maior e mais ambicioso" projecto solar fotovoltaico a entrar em licenciamento em Portugal e que poderá, inclusive, "revolucionar o sistema eléctrico nacional".
Nesse sentido, a central "The Happy Sun is Shining" (THSiS), a instalar numa herdade com 1.200 hectares arrendada pela empresa no concelho de Santiago do Cacém, terá1.008 megawatts (MW) de potência, quase tantos como a central termoeléctrica a carvão da EDP de Sines, que deixou de laborar no passado mês de Janeiro.
O "Expresso" adiantou que a futura central deverá operar "sem qualquer subsídio nem tarifas garantidas".
A par disto, o projecto da Sunshining inclui também a criação de um parque de baterias de iões de lítio com 257 MW, que ocupará cinco hectares e que poderá vir a fornecer a marca norte-americana Tesla, "gigante mundial" na produção e venda de automóveis eléctricos.
Apesar da vontade dos investidores, o "Expresso" sublinhou que o projecto poderá demorar cerca de cinco anos até ser realidade, uma vez que são muitos os licenciamentos necessários.
Além do licenciamento ambiental, os promotores da iniciativa terão igualmente de concretizar o acordo com a REN, por forma a garantir o ponto de ligação à rede, assim como encontrar parceiros para "o avultado investimento" e contratar os fornecedores dos painéis solares e das baterias.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

19h20 - terça, 11/05/2021
Terminou a cerca sanitária em
São Teotónio e Longueira/Almograve
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, 11, em Odemira, o levantamento da cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve, com efeitos a partir das 00h00 desta quarta-feira.
15h41 - terça, 11/05/2021
António Costa de visita
ao concelho de Odemira
O primeiro-ministro, António Costa, vai estar esta terça-feira, 11, a partir das 17h30, no concelho de Odemira, onde o Governo decretou, desde 30 de abril, uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve devido à incidência de Covid-19.
07h00 - terça, 11/05/2021
Autarca de Odemira exige
"fim imediato" da cerca sanitária
O presidente da Câmara de Odemira vai exigir ao Governo o "fim imediato" da cerca sanitária decretada para as freguesias de São Teotónio e de Longueira/Almograve, por considerar que "a situação está controlada" no concelho.
07h00 - terça, 11/05/2021
Renascente S. Teotónio
de regresso à 1ª divisão
Duas épocas depois, o Renascente de São Teotónio vai estar de regresso à 1ª divisão distrital de Beja na temporada de 2021-2022.
07h00 - segunda, 10/05/2021
Assembleia Municipal de Odemira exige Plano de Intervenção Económica e Social para o concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou neste domingo, 9, por unanimidade, em reunião extraordinária, uma tomada de posição onde exige ao Governo a criação de um Plano de Intervenção Económica e Social para o concelho, que vise "a dotação dos serviços públicos e plano de investimentos para fazer face às necessidades de infraestruturas de apoio às populações".

Data: 07/05/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial