07h00 - terça, 22/06/2021

Canoagem promovida
nas escolas de Odemira

Canoagem promovida nas escolas de Odemira

Promover a prática da canoagem entre a comunidade estudantil é a grande meta do protocolo estabelecido, no âmbito do Desporto Escolar, entre o Agrupamento de Escolas de Odemira (AEO) e o Clube Fluvial Odemirense (CFO). O acordo começou a ser gizado ainda no anterior letivo, acabando por ser concretizar em 2020-2021, já com aulas e diversas iniciativas no rio Mira.
A mais recente doi um duatlo de canoagem, que teve lugar no passado dia 8 de junho e que juntou mais de 30 alunos do terceiro ciclo e ensino secundário do AEO, numa organização (e toda a logística) a cargo de alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Desporto.
De acordo com o professor Hugo Silva, do Departamento de Educação Física do AEO, no agrupamento já existia um Centro de Surf associado ao Desporto Escolar, a que se junta agora a dinamização da canoagem.
"O CFO abriu as suas portas, fizemos uma parceria devidamente fundamentada e passamos a ter este clube como parceiro estratégico para complementarmos as nossas aulas nos desportos náuticos", explica o docente.
O projeto abrange, sobretudo, os alunos dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico, e tem sido, segundo Hugo Silva, "uma descoberta" e uma experiência "muito interessante e muito motivadora".
"O feedback tem sido extraordinário, inclusive dos encarregados de educação", acrescenta o professor, que reforça: "Sem este protocolo, nunca poderíamos levar até eles esta experiência, salvo em ocasiões excecionais".
Tudo isto leva Hugo Silva a garantir que o projeto é para continuar "a avançar nos próximos anos letivos", numa opinião que é reiterada pelo presidente do Fluvial Odemirense.
Para Ilídio Soares, a parceria entre a instituição a que preside e o AEO "é muito importante" e "está a ser espetacular", permitindo ao clube "ter uma dinâmica muito diferente daquela que tinha".
O presidente do CFO acrescenta que "ter pessoas no rio" é, desde logo, a grande mais-valia do projeto… mas não. "De todos os alunos que lá andam, sempre ficam alguns no clube. Porque a ideia é principalmente dinamizar a canoagem, mas depois vão ficar sempre novos praticantes", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 27/07/2021
Ministra da Coesão inaugurou
espaço de coworking em Odemira
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou nesta segunda-feira, 26, o novo espaço de coworking de Odemira, instalado no Centro de Investigação e Inovação.
07h00 - terça, 27/07/2021
OP de Odemira com
51 propostas em 2021
Um total de 51 propostas de investimento público foram apresentadas pela população do concelho de Odemira no âmbito do processo do "Orçamento Participativo" (OP) de 2021, 22 das quais para o processo promovido pela Câmara Municipal e as restantes 29 para os processos das freguesias.
07h00 - segunda, 26/07/2021
PS apresenta
candidatos no
concelho de Odemira
A candidatura "Por Odemira", do PS, apresenta nesta segunda-feira, 26, os seus candidatos no concelho nas próximas eleições Autárquicas, assim como "as principais linhas" do programa eleitoral com que vai a votos.
07h00 - domingo, 25/07/2021
BE não quer mais estufas
no concelho de Odemira
O Bloco de Esquerda (BE) não quer "nem mais um metro de estufas" no concelho de Odemira e, por isso mesmo, vai apresentar no Parlamento uma proposta legislativa nesse sentido, onde exigirá também a gestão pública da água do Perímetro de Regra do Mira.
07h00 - sábado, 24/07/2021
BE apresenta candidatos em
Odemira para as autárquicas
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, vai estar neste sábado, 24, pela manhã, em Odemira, na apresentação da candidatura do partido aos órgãos autárquicos deste concelho nas próximas eleições.

Data: 16/07/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial