07h00 - quarta, 21/07/2021

ULSLA paga parte da dívida
às corporações de bombeiros

ULSLA paga parte da dívida às corporações de bombeiros

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) procedeu, na passada semana, ao pagamento de 514 mil euros às corporações de bombeiros do Alentejo Litoral, o que corresponde a 55% da sua dívida global e a cerca de 80% da sua dívida vencida a estas corporações, apurou o "SW".
O pagamento deste montante surge depois da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal ter vindo a público denunciar a existência de uma dívida de cerca de meio milhão de euros da ULSLA às corporações da região, relativa a pagamentos de transporte de doentes desde janeiro de 2021.
Esta situação já tinha sido questionada pela deputada do PS eleita por Beja, Telma Guerreiro, na última audição parlamentar regimental com a ministra da Saúde, Marta Temido.
Depois, os deputados do PS eleitos por Setúbal e por Beja questionaram, por escrito, o Governo, através do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, sobre se estava "previsto um reforço orçamental" da ULSLA que possibilitasse "liquidar as dívidas às associações de bombeiros".
Os deputados questionaram ainda António Lacerda Sales sobre se estaria "previsto algum mecanismo de financiamento que assegure sustentabilidade à despesa corrente, nomeadamente a de transporte de doentes, evitando que a dificuldade se repita daqui a alguns meses".
Na questão apresentada no Parlamento, a que o "SW" teve acesso, os deputados do PS lembraram que " a pandemia afetou de sobremaneira a região", levando também a que na ULSLA "fosse necessário um esforço suplementar de pessoal e de horas de trabalho quer na prevenção e combate à pandemia, quer na vacinação, que ainda decorre com muito sucesso".
Ainda assim, afirmaram, "é notória a transformação positiva que se tem vindo a verificar em toda a ULSLA, testemunhado pela diminuição de doentes sem médico de família, diminuição de listas de espera em quase todas as especialidades ou pelo aumento da diversidade de carteira de serviços".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/09/2021
Concelho de Odemira vai
escolher novos autarcas
Está a chegar ao fim o ciclo de José Alberto Guerreiro à frente dos destinos da Câmara de Odemira.
07h00 - quinta, 23/09/2021
Câmara de Odemira abre
candidaturas para bolsas de estudo
A Câmara de Odemira tem abertas, até 15 de outubro, a fase de candidaturas às bolsas de estudo para o ensino secundário e superior para os alunos do concelho.
07h00 - quinta, 23/09/2021
Projeto da Junta
de São Luís apoiado
pelo Fundo Ambiental
Um projeto da Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está entre os 19 que vão ser apoiados em todo o país pelo Fundo Ambiental, no âmbito do aviso "JUNTAr+", que visa a promoção de projetos de economia circular.
07h00 - terça, 21/09/2021
Câmara de Odemira retoma
programa "Viver Ativo"
A Câmara de Odemira retoma nesta terça-feira, 21, as aulas do "Viver Ativo", programa municipal de desporto para seniores que visa promover "a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior do concelho".
07h00 - segunda, 20/09/2021
TAIPA lança projeto para reduzir
"impacto psicológico" da pandemia
A cooperativa Taipa, com sede em Odemira, está a dinamizar um projeto-piloto para prevenir e reduzir o "impacto psicológico" da pandemia de covid-19 entre a população do concelho, foi hoje anunciado.

Data: 17/09/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial