07h00 - sexta, 17/09/2021

"Caminhada das
Beatas" chega à praia
do Almograve

"Caminhada das Beatas" chega à praia do Almograve

Sensibilizar a população "para um consumo mais sustentável" e "para a necessidade de reduzir a produção de lixo" são dois dos objetivos da iniciativa de cariz ambiental "TheButtHike – A Caminhada das Beatas", que passa neste sábado, 18, pela praia do Almograve, no concelho de Odemira.
Trata-se de um projeto itinerante que, ao longo de todo o verão, já percorreu mais de 30 cidades e vilas portuguesas e que é dinamizada por Andreas Noa, também conhecido pelo "TheTrashTraveler", que no ano passado percorreu o país com a atividade "ThePlasticHike", alertando para o excesso de lixo, em especial o plástico.
Este ano, Andreas Noa abraçou o desafio de sensibilizar as pessoas "para a necessidade de alterar os seus hábitos como é o caso de deitar beatas para o chão, sem nunca pensar que se trata de plástico que não se degrada e cujo destino final é o mar", sublinha a Câmara de Odemira, que apoia a iniciativa, juntamente com a Junta de Freguesia de Longueira/Almograve.
A "TheButtHike – A Caminhada das Beatas" no Almograve arranca às 9h30, com uma caminhada no percurso entre a Pousada da Juventude, a "Foz dos Ouriços" e a praia do Almograve.
Após a caminhada, o lixo recolhido será analisado e terá lugar uma sessão educativa sobre alternativas sustentáveis, em que os participantes serão convidados a participar numa sessão de brainstorm para a realização de uma peça de arte a elaborar com as beatas recolhidas.
Segundo a autarquia, a peça será depois fotografada "para fazer parte da coleção 'ThePlastickHike – Verão 2021' e ficará patente ao longo de uma semana no parque de estacionamento da praia do Almograve".
A iniciativa encerra com a exibição do documentário "ThePlasticHike", no Pavilhão Multiusos do Almograve, pelas 21h00. O filme "relata" o trajeto de Andreas Noa durante o verão de 2020 por mais de 830 quilómetros, desde a praia da Foz do Minho, em Caminha, até aos areais de Vila Real de Santo António, no Algarve, enquanto recolheu lixo pelos areais.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial