07h00 - quinta, 02/12/2021

Rota Vicentina
vai formar guias

Rota Vicentina vai formar guias

A Associação Rota Vicentina, com sede em Odemira, acaba de lançar um curso para guias locais, que pretende "capacitar guias turísticos" para a região da costa alentejana e vicentina.
Segundo a associação, a iniciativa inspira-se no "Guia ID" e "nasceu da crescente vontade de qualificar, em especial os mais jovens, para a criação de uma oferta local de serviços de guia que propicie experiências turísticas mais responsáveis, de maior proximidade com as comunidades, de absorção dos valores culturais distintivos da região e com pegadas ambientais reduzidas".
"O objetivo passa também por tornar o território mais resiliente do ponto de vista turístico e reforçar o seu posicionamento como destino de elevada qualidade onde a cultura, a natureza e a atividade socioeconómica estão intimamente interligadas e estruturadas numa oferta genuína, diferenciadora e sustentável", acrescenta a mesma fonte.
A Rota Vicentina explica que o curso será gratuita e terá a duração de 12 dias, decorrendo nos meses de janeiro, fevereiro e março com sessões presenciais e online, assim como saídas de campo, num total de 77 horas "dedicadas à interpretação e valorização do património cultural e natural da costa alentejana e vicentina, bem como da relação com as comunidades locais".
O curso tem apenas 10 vagas e terá cofinanciamento através da EEC – PROVERE e Região de Turismo do Algarve.
No final do curso, o guia terá a oportunidade de apresentar um programa turístico desenhado por si na segunda edição da "Semana ID", evento promovido pela associação na Primavera de 2022.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/01/2022
Autarca de Odemira aponta desafios
regionais e nacionais para 2022
O presidente da Câmara de Odemira espera que 2022 seja "um bom ano" a nível regional, devido à "construção" do novo programa operacional que vai suceder ao Alentejo 2020, atualmente em vigor.
17h05 - terça, 18/01/2022
Golfinho resgatado
na praia do Brejo
Largo (Odemira)
Um golfinho juvenil da espécie "boto" foi resgatado nesta terça-feira, 18, pelas autoridades, depois de ter arrojado na praia de Brejo do Largo, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 18/01/2022
Benjamins do Odemirense:
uma equipa cheia de "fair play"
Dia 13 de novembro de 2021, Estádio Municipal de Castro Verde: na partida entre FC Castrense e Odemirense no escalão de Benjamins, o árbitro marcou (erradamente) uma falta favorável à turma do Alentejo Litoral.
07h00 - terça, 18/01/2022
Autarca de Odemira
reuniu com o STAL
O presidente da Câmara de Odemira, o socialista Hélder Guerreiro, reuniu, na passada semana com representantes da direção regional de Beja do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL).
07h00 - segunda, 17/01/2022
DECO promove
sessões de atendimento
em Odemira
Esclarecer dúvidas sobre os direitos do consumidor em diversas áreas é o grande objetivo das sessões gratuitas de atendimento que a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor vai continuar a promover em 2022, mensalmente, em Odemira.

Data: 14/01/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial